segunda-feira, 17 de maio de 2004

REPÓRTER ESTRÁBICO - Eurovisão (Edição de Autor)



Os Repórter Estrábico voltam de novo a mostrar-se ao povo. Desta vez chegam até nós via “Eurovisão”. É pena a ligação não se encontrar nas melhores condições e a imagem apresentar algumas interferências. Nada que um ajuste de cabos não resolva. Agora que o programa a visionar já está mais nitido, reparamos numa mensagem em rodapé que diz: “Esta emissão contem momentos que podem parecer já vistos. Mas atenção que este programa foi apenas gravado em 2004.”
A maior inovação apresentada pelos Repórter Estrábico relativamente à emissão de “Mouse Music” emitida em 1999, é o facto das guitaras eléctricas se ouvirem de uma forma que quase julgariamos impossível. Mas atenção que a componente electrónica é quem volta a dominar o programa, atirando esta música para as pistas de dança.
As músicas cantadas em portugues pecam pelo facto de apenas serem diferentes de muitas realizadas pela banda em termos de letra. De forma irónica Luciano Barbosa critica o Portugal de 2004, que afinal não está de tanga, mas sim de fio dental. Maioria delas poderia ter sido inclúida em qualquer um dos anteriores discos do grupo. Nada que abone em favor dos Repórter, que assim mostram que o tempo para eles parou.
“Eurovisão” ganha apenas quando o programa é legendado em inglês. Aí sim o realizador mostra que pode ser diferente, fazendo o programa ser aceite por muito mais gente. “Charlie Don´t Surf” é um tema fresco a cheirar a verão que cruza ritmos reggae e punk. “Weather Girl” transpira sons pop dos anos 80, por entre orquestrações que julgariamos serem impossiveis em qualquer disco dos Repórter Estrábico. “Velco” segue a mesma formula de “Weather Girl”, apesar de ser um pouco mais rock, ficando no entanto uns furos abaixo desta. “Quality Stress” é o tema mais à frente do disco, onde ritmos quase electró-industriais, nos destroiem o corpo.
Depois de visionado o programa a conclusão que tiramos é a de que se os Repórter Estrábico, tinham em memte gravar uma emissão igual a já muitos que gravaram, então nesse campo “Eurovisão” está perfeito e sem falhas de maior. Mas se por outro lado, a banda queria mostrar serviço apresentando uma emissão com toques de realização inovadores e futuristas, nesse caso então o programa perde todo o seu encanto e somos quase forçados a desligar o televisor.
Imagem a negro. A locutora de continuidade afirma com voz segura e colocada: ” Senhores espectadores pedimos desculpa pelo incomodo causado. Assim que o problema for resolvido retomaremos a emissão”.

Nuno Ávila

Sem comentários: