sexta-feira, 23 de julho de 2004

ZDB AO VIVO



Sábado 24 de Julho às 23h00
experiente_sessions:

Vítor Rua + + + + + + + + AntiDJ sessions com DJ ATúN e DJ ELEFàNT

O músico Vítor Rua (guitarrista) irá apresentar ao vivo na Galeria ZDB, o solo “Classic Caravan”. O concerto será estruturado em duas partes: a primeira parte comtempla guitarra clássica, onde será desenvolvida uma improvisação sobre harpejos. Na segunda parte Vítor Rua toca guitarra eléctrica, onde apresenta variações sobre o tema de Duke Ellington Caravan.

“A sua técnica instrumental caracteriza-se pelo recurso a patterns na execução de escalas baseadas na linguagem modal, sobretudo no desempenho de improvisações no âmbito do pop-rock. Na criação de música improvisada, recorre frequentemente a técnicas instrumentais menos comuns (designadas "instrumental extended techniques") de modo a explorar as várias potencialidades tímbricas e texturais. É também frequente o uso do processamento electrónico do som. Com uma forte componente humorística (no uso de alguns timbres, nas técnicas instrumentais e vocais, nos textos,e.a.); o seu estilo composicional é igualmente caracterizado pela exploração
de pequenos fragmentos (uma escala, uma sucessão de sons, uma pequena frase rítmica) e pelo recurso a técnicas instrumentais menos comuns (e.g. tapping no contrabaixo) para a obtenção de timbres específicos, não directamente associados à fonte sonora que os produz”. Pedro Rôxo + info Vítor Rua.

A ideia principal do DJ ATúN e DJ ELEFàNT é trabalhar a composição colectiva em tempo real, dois DJs conectam distintos polos opostos e recorrem a recursos pouco convencionais, como por exemplo: o azar ou a memória musical. Não acreditam no DJ como algo efémero ou superficial, mas sim na provocação e no rompimento de sons fazendo antidj.
Antidj é um conceito criado em Barcelona no ano de 2001 no Centro Garcilaso, onde um grupo de seguidores da cultura DJ se reuniu para experimentar aprender e explorar novos caminhos com a mesa de misturas. Nomes como djShaa, dj”, djVigara, djTweebee, djAtun, Dlrg, djElefàn construíam sessões abertas, eclécticas, transgressoras, capazes de misturar sons de música clássica com trance, rock com flamenco, dub com vozes
étnicas.

+ info DJ ATúN e DJ ELEFàNT

Entrada: 5 €

Galeria Zé dos Bois
Rua da Barroca, 59 Bairro Alto, Lisboa
Tel.: 21 3430205
www.zedosbois.org
O Centro Regional da Segurança Social de Lisboa apoia a ZDB

Sem comentários: