domingo, 17 de julho de 2005

VEM AÍ O PRIMEIRO CD DA MARIA RECORDS

É já amanhã que é editado o primeiro disco da editora recém formada Maria Records. OS AZEITONAS - a primeira boysband de garagem - «Um Tanto Ou QuantoAtarantado» à venda segunda-feira 18 de Julho!

MARIA RECORDS
A NOVA EDITORA DE RUI VELOSO

Rui Veloso fundou a Maria Records, acima de tudo, por achar que existemna música lusófona novos valores por descobrir e para apoiar. ~

Jorge Vadio e os Azeitonas foram os dois primeiros projectos que lhe“chegaram às mãos” e nos quais decidiu apostar de imediato.

O que o fez seleccionar estes projectos foi o facto de ambos revelarem originalidade, criatividade, serem cantados em português e lhe agradarem musicalmente.

Rui Veloso tenciona acompanhar as edições da Maria Records mesmo após o seu lançamento. Na sua opinião, muitos dos produtos lançados no mercado não “vingam” por falta de acompanhamento das editoras.

Como músico, Veloso tem, naturalmente, um interesse ainda maior em acompanhar os projectos em que aposta até porque acredita que, apesar de a Música ser um negócio, é fundamental não esquecer que ela não nasce de números mas sim… da música.

A Maria Records tornou-se realidade com a cumplicidade de três amigos, companheiros na aventura que é editar disco de música portuguesa nos dias que correm: Manuel Moura dos Santos, João Trigo da Roza e Diogo Vaz Guedes

AZEITONAS – UM TANTO OU QUANTO ATARANTAD

Image hosted by Photobucket.com

AZEITONAS – UMA BOYBAND DE GARAGEM
Os Azeitonas são a primeira Boysband de garagem portuguesa. Até ver, são mesmo a única. AJ, Marlon, Panchito e Preto, com a preciosa colaboração das Azeitonettes Nena e Carol no “shoop-shooa”, destacam-se das demais boybands portuguesas pelo facto de comporem, escreverem, tocaram e coreografarem tudo aquilo que cantam.

Renegando quaisquer rótulos eventualmente redutores, os Azeitonas consideram-se uma espécie de versão masculina das Doce. Não conseguindo esconder a nítida influência de algum nacional-cançonetismo portuguêsdas décadas de 60/70/80, esta boyband deixa transparecer pontuais influências de Armando Gama, Carlos Paião e José Cid e considera inevitável prestar vassalagem a esses gurus cujas melodias festivaleiras para sempre se inscreveram no nosso imaginário colectivo.

No que respeita à palavra escrita, a tónica é eminentemente melodramática, onde o tema da deserção amorosa, sentimento de abandono e arrependimento estão presentes em 99% das canções.

Os 4 AZEITONAS:

Azeitona AJ
Cor da pele – morena
Cor dos olhos – Castanho Avelã
Estado civil – Solteiro
Idade – 26 anos
Altura – 1.87
Incumbências – composição, vocalista e guitarrista
Influências – Neil Diamond, Donny Osmond

Azeitona Marlon
Cor da pele – morena
Cor dos olhos – Castanho Mel (Amêndoa no Verão)
Estado civil – Solteiro
Idade – 28 anos
Altura – 1.77
Incumbências – vocalista, declamador, percussionista, executante de scratching
Influências – Marlon Brando e Abba

Azeitona Panchito
Cor da pele – morena
Cor dos olhos – Castanho azeitona
Estado civil – Solteiro
Idade – 27 anos
Altura – 1.78
Incumbências – vocalista
Influências – Elton John, Austin Powers

Azeitona Preto
Cor da pele – morena
Cor dos olhos – Castanho escuro
Estado civil – Solteiro
Idade – 26 anos
Altura – 1.80
Incumbências -vocalista e personal trainner
Influências – Roberto Carlos

AZEITONAS- O DISCO DE ESTREIA

UM TANTO OU QUANTO ATARANTADO – lançado pela Maria Records – a nova editora de Rui Veloso é o álbum de estreia dos Azeitonas – uma “boybandde garagem” do Porto que promete conquistar todo o país e sonha “actuarum dia no Olympia de Paris com Tony Carreira na primeira parte”

UM TANTO OU QUANTO ATARANTADO inclui 13 temas originais – todos compostos pelo Azeitona AJ .

Já com um excelente curriculum de actuações em discotecas como o Twins, Via Rápida e Kapital, os Azeitonas estreiam-se nos discos com um álbum gravado nos Estúdios de Vale de Lobos, produzido por Luís Jardim músico português radicado em Londres cujo impressionante curriculo inclui trabalho com nomes como George Michael, Peter Gabriel, Paul McCartney, Rolling Stones, Tina Turner, Alejandro Sanz, entre outros.

Além das participações dos 4 Azeitonas (nas vozes, guitarra, baixo e percussões) e Azeitonettes Nena e Carol (coros) UM TANTO OU QUANTO ATARANTADO inclui ainda as colaborações de músicos como Mauro Ramos na bateria, João Salcedo nas teclas, Miguel Gonçalves e Guto nos metais, Jorge Vadio na voz, Luís Jardim nas percussões, coros e Rui Veloso na guitarra slide no tema que dá nome ao álbum.

Neste disco de estreia que os Azeitonas gostavam que fosse “o verdadeiro “road book” do seu coração”, o grupo garante que “ as melodias foram cuidadosamente talhadas para se alojarem nos ouvidos mais desprevenidos” . Na verdade, neste álbum encontramos baladas como “Sinto-te em mim” - um aépica elegia ao amor, a dolente “Tou?” que descreve uma chamada telefónica de desgosto amoroso, temas mais animados como “Um Tanto ou quanto atarantado” que canta os embaraços da paixão e, ainda mais animados, como “As Bifas de Albufeira” uma recordação bem quente da irreverência dos fugazes amores de Verão.

Sem comentários: