terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

CARTEL 2006



Motornoise


A organização de músicos CARTEL 2006 informa que no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, pelas 15h30, irá realizar um CONCERTO com 5 bandas de Rock (DEAD SINGER, THE PROSTITUTES, FORA DE SERVIÇO, MOTORNOISE E HERE B DRAGONS), a ter lugar no ESPAÇO 555, situado na Rua do Almada, n.º 555, Porto. A entrada para o evento custará 2 euros por pessoa e o concerto começará impeterívelmente às 16h00.


Os DEAD SINGER apresentam-se como um quarteto de rock duro e crú, vocal e liricamente muito apelativo, com raízes nas bandas do universo rock mais obscuro e extremo, viajando entre o século passado e este. Recorde-se que esta banda tem como fundamento na sua abordagem sónica a recuperação do legado CÃES VADIOS (banda underground dos anos 80-90 do Porto, eventualmente uma das mais significativas bandas de culto da época a nível nacional). Os DEAD SINGER pretendem entre Março/Abril próximo, com a edição do seu 1.º CD, uma maior exposição pública e mediática para a sua curta existência de 7 meses, pautada por 5 concertos bem recebidos pelo público em geral. Mais informações consultar site oficial da banda em: http://http//www.deadsinger.net . Os DEAD SINGER são: Gonçalo Morgado: vocalista - Guilherme Lucas: guitarra - Pedro Lacerda: baixo - João Malaquias: bateria.

Os THE PROSTITUTES são uma banda portuense, formada em 2002, cuja sonoridade abrange desde o Surf ao 60's Beat, passando pelo Garage e Rock'n'Roll instrumental. Esta banda caracteriza-se essencialmente pelo seu som potente e pela forte componente cénica dos seus espectáculos, em muito influenciada pelos filmes de Série B e bandas de Surf e Garage dos anos 50/60. Os seus elementos são: Filipe: voz e guitarra solo - Óscar: guitarra ritmo - Pedro: baixo eléctrico - Ivo: bateria

Os FORA DE SERVIÇO são uma jovem banda de Penafiel, em formato power trio, com 2 anos de existência. Praticam um energético Punk Rock, com humor, onde pontuam as letras de cariz sócio –político, cantadas em português. Já com uma interessante base de seguidores nos seus concertos, são uma banda com atitude, que interagem de forma espontânea e entusiástica com o seu público. Os seus elementos são: Zé: voz e guitarra - João: baixo - Cunha: bateria.

Os MOTORNOISE praticam um punk pesado e descarnado, pontuado pela caótica presença em palco do carismático vocalista Frágil (ex Renegados de Boliqueime e ex Speedtrack), pelos riffs metralhados pela guitarra cerrada de Guerra (também ex Renegados de Boliqueime e Speedtrack), pelo peso do baixo em constante overdrive de Óscar (ex Cagalhões, Cães Vadios e Speedtrack), pela eficácia e o virtuosismo da bateria de Gustavo (homem de inúmeros projectos no activo entre os quais - Genocide, Stealing Orchestra e Sikhara) e pelas deambulações endiabradas do saxofone de Pupa (também elemento dos Here B Dragons). Num desafio a tímpanos desprevenidos ensaiam momentos que vão do punk hardcore old school mais ortodoxo ao free jazz mais desconexo.

Os HERE B DRAGONS é um recente projecto musical forjado no Porto por uma formação de 5 elementos, Augusto, Paulo, Helder, Eduardo e Christophe, ocupando respectivamente a voz, sax, bateria, guitarra e baixo. Após sucessivos concertos, a banda tem agora em mão um primeiro single com os temas Safety Margins (com videoclip) e The Ladder, tendo como objectivo promover futuras agendas para concertos e showcases. O som, descrito por quem já ouviu, provém de uma forte linhagem de Rock, mas para quem ainda não ouviu, aconselha-se ver, ouvir e tomarem as suas próprias conclusões nas futuras prestações ao vivo desta banda nortenha.

O ESPAÇ0 555 é um local em construção, que está a ser recuperado pela recém-formada associação CONCEPÇÕES S/PECADO com o intuito de o transformar numa ZAP (Zona Autónoma Permanente): um local de convívio fora do tempo, do espaço, e de outras limitações institucionais, dotado de uma diversidade de recursos. Pretende-se que estes recursos incluam galeria, cafetaria/biblioteca, videoteca, laboratório media, postos de livre acesso à internet, ponto de bookcrossing e de distribuição de demos e zines, assim como a cedência de espaço para o desenvolvimento de projectos artísticos e para a realização de acções de formação em geral. As CONCEPÇÕES S/PECADO são uma associação juvenil sem fins lucrativos aberta a todo o tipo de propostas para organização de exposições, workshops ou qualquer outro tipo de eventos/actividades, ou participação de algum modo nesses projectos. Para mais informações consultar o blogue oficial do espaço: http//555.weblog.com.pt - ou melhor ainda visitar o próprio espaço, situado naRua do Almada, nº 555, no Porto.

Para concluír, este concerto reúne 5 bandas de rock das mais activas e resistentes do panorama underground portuense e nortenho, que mais ou menos ignoradas por alguns media menos atentos ou interessados, reunem para este evento 20 músicos que pretendem demonstrar que é possível juntos, e com a colaboração do ESPAÇO 555, abrir caminho para a auto-promoção e maior visibilidade das suas próprias carreiras (enquanto bandas), contra a fantochada do Rock mais mainstream e de algumas mentes mais empedernidas que apostam muitas vezes numa desvalorização programada e sistemática deste conceito musical e estético que dá pelo nome de ROCK N ROLL.

Sem comentários: