domingo, 30 de abril de 2006

OFFCYCLES #08 E #09 - A GRANULAR NA ZDB E NA GUILHERME COSSOUL


Emidio Buchinho


OFFCYCLES #08
13 de Maio 22:00
ZDB - Galeria Zé dos Bois
(Rua da Barroca, 59 Bairro Alto / Lisboa)
Produção: Granular
Bilhetes: 5 euros


1. Antez (percussão) + Nuno Morão (laptop) + João Bengala (guitarraportuguesa) + Genoveva Faísca (voz)


2. Antez (percussão) + Rui Costa (laptop) + Emídio Buchinho (guitarraeléctrica, electrónica)


3. Manuela Barile (voz) + Rui Costa (laptop) + Nuno Morão (laptop)


No regresso da Granular à ZDB para três concertos numa noite que se pretende memorável, Antez, percussionista de Grenoble, França, e a cantora italiana Manuela Barile são os convidados especiais em três formações de orientações bem distintas mas com algumas características em comum: a experimentação de possibilidades a vários níveis e a composição de música no momento da suaprópria execução.

Com eles estarão alguns dos mais interessantes músicos da Granular. Membro do Ensemble JER, especializado na interpretação de repertório clássico por meio de instrumentos de brinquedo, Nuno Morão tem desenvolvido também actividade na electrónica digital. João Bengala e Genoveva Faísca são ambos membros da Companhia Bengala, grupo que dá uma dimensão camerística à música popular portuguesa, integrando elementos experimentais nas equações propostas. Rui Costa é um dos protagonistas da cena "laptop" nacional, tendo actuado ao vivo fora do País com Pablo Rega, Iñaki Rios, John Herndon e Casey Rice, entre outros. Um dos mais conceituados engenheiros de som do cinema português, o percurso musical de Emídio Buchinho tem a improvisação e a composição para instalações e curtas-metragens como áreas de acção. Emconcerto, tocou já com Carlos Zíngaro, Gunter Muller, Otomo Yoshihide, Rudiger Carl, Matt Wand (Stock, Hausen & Walkman), Mike Beck, Nuno Rebelo,Vítor Joaquim e Manuel Mota.

OFFCYCLES #09
17 de Maio 21:30
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
(Avenida D. Carlos I, 61 Santos / Lisboa)
Produção: Granular
Bilhetes: 5 euros
(2,50 euros Restart / CEM / Guilherme Cossoul, grátis associados Granular)

1. Noid (violoncelo) + João Ricardo (sintetizadores analógicos) + MiguelCabral (electrónica custom-built)

2. Noid (laptop) + Vítor Joaquim (laptop)

Um dos mais interessantes cultores da "música extrema" do Velho Continente é o convidado especial desta dupla sessão da Granular num espaço com velhas tradições nas artes de palco lisboetas, onde a Granular realiza também os seus Encontros mensais. .

Com Noid (Arnold Huberl, de seu verdadeiro nome) estarão alguns dos maioresvalores da electrónica e do experimentalismo portugueses. Sob o nome Operador de Cabine Polivalente ou como um dos fundadores do duo audiovisual Pygar, João Ricardo é uma presença habitual do "underground" portuense, tocando ao vivo com um computador ou com electrónica analógica e compondo bandas sonoras para instalações e vídeo-arte. Um dos fundadores do grupo de avant pop Mola Dudle, de que depois se afastou, Miguel Cabral vem dividindo a sua actividade musical entre o trabalho como baterista e a invenção /construção de instrumentos eléctricos e electrónicos "lo-fi", desde a latacantante (um banjo feito a partir de uma caixa de bolachas) a transístores e altifalantes transformados. O projecto de montagem e composição com base em contribuições isoladas de músicos de todo o mundo a que deu o nome The Nevermet Ensemble tem-lhe valido o aplauso da crítica internacional. Vítor Joaquim, por sua vez, é um dos mais consagrados "laptop improvisers" da cena lusa, com actividade a solo ou em cooperação com outros nomes da primeira linha, acústicos ou electrónicos, como @c (Pedro Tudela eMiguel Carvalhais), Marc Behrens, Carlos Zíngaro, o.blaat, Scanner, SimonFisher Turner, Phill Niblock, Joe Giardullo, Stephan Mathieu, EmídioBuchinho, Carlos Santos, Ulrich Mitzlaff, etc.

Sem comentários: