quarta-feira, 31 de maio de 2006

LOOP RECORDINGS APRESENTA DOUBLE D FORCE

D-Mars

Double D Force - Enforce the funk (poolcd024)

A apresentação terá lugar na loja de discos *Flur* http://www.flur.pt esta sexta-feira (2 de Junho) pelas 17 horas.

Flur Endereço
Av. Infante D. Henrique, Armazém B4
(junto à Bica do Sapato e Lux)
Lisboa

"Turn the volume up and let the speakers bump."

Não podia existir melhor conselho na faixa de abertura de um disco. O projecto transnacional Double D Force – D-Mars é um músico luso-croata a viver entre Lisboa e Amesterdão e D_Fine uma vocalista e teclista com ascendência cabo-verdiana e holandesa a viver também na cidade dos canais) – estreia-se agora em formato grande com "Enforce The Funk" depois de ter gerado alguma curiosidade com a participação inaugural na série Loop:Airwaves na Rádio Oxigénio com o tema "B-Boy Love" (há cerca de um ano).

A dupla Double D Force tem, obviamente, méritos firmados e a estreia é do nome, não das pessoas por trás do nome: D-Mars possui um percurso exemplar que dispensa apresentações e que o ano passado teve um dos seus pontos altos com a edição do aclamado "Pyramid Sessions" de Rocky Marsiano. D_Fine já possui igualmente alguma experiência: chegou a apresentar-se ao vivo como parte do grupo de Melo D, participou no álbum de Rocky Marsiano e deu voz recentemente a um tema original de Pinkboy. Em "Enforce The Funk" D_Fine vai um pouco mais longe e além da voz empresta a este projecto algumas das suas capacidades como teclista.

Mais Bambaataa do que Tiga, mais "Rockit" do que "Destroy Rock and Roll", a década de 80 para que "Enforce The Funk" nos remete é bem diferente daquela que muitos dos que hoje reclamam a influência "electro" parecem revistar. Electro, sim, mas Funk. Para quem, como D-Mars, construiu o seu próprio imaginário Hip Hop em torno de filmes como "Wildstyle" ou "Beat Street" e documentários como "Style Wars", a aura quase mágica do "breakdance" nunca terá desaparecedio.

Os Double D Force utilizam obviamente algumas das marcas estílisticas dessa geração electro de gente como Jonzun Crew, Newcleus ou Warp 9 e adaptam-nas ao presente, pensando nos sons das caixas de ritmos clássicas, no gira-discos ou no vocoder como ferramentas para a construção de uma ponte entre passado, presente e futuro. Porque não há saudosismos em "Enforce the Funk". Apenas respeito pelas origens de uma cultura muito particular que sempre se mostrou flexível o suficiente para se ir adaptando à evolução dos tempos.

O álbum de estreia destes Double D Force foi completado nos últimos seis meses entre Lisboa e Amesterdão e, pode dizer-se, foi também marcado pela influência do trabalho que D-Mars tem vindo a desenvolver em pistas de dança de todo o país (e também em Amesterdão, onde também já se apresenta regularmente como DJ).

A banda sonora da época em que o início do Hip Hop se confundia com os últimos passos do Disco, quando a tecnologia começava a inventar para os soundsystems de clubes sonoridades como o Boogie ou Hi-NRG, partilha espaço nos sets de D-Mars com material mais contemporâneo onde se faz sentir uma certa reinvenção do Disco mais electrónico. O material dos Double D Force é portanto fruto dessa inspiração, mas também de um trabalho disperso pelos últimos dois ou três anos que ia gerando aproximações pontuais ao universo electro que depois, entre o final de 2005 e início de 2006, foram organizadas, refinadas e transformadas nas faixas que agora compõem o álbum "Enforce The Funk".

Sem comentários: