domingo, 30 de abril de 2006

O SOM AMARELO


Adriana Sá

DER GELBE KLANGO
Som Amarelo

Museu do Chiado
- Museu Nacional de Arte Contemporânea
Rua Serpa Pinto, 4 Lisboa
Produção: Granular (apoio Museu do Chiado)

De Março a Outubro de 2006
Bilhetes: 5 euros (2,5 euros para Restart, CEM,Sociedade Guilherme Cossoul; grátis para associados Granular)

A LUZ VEM DE DENTRO

10 de Maio 19:00 Sala Polivalente

Adriana Sá
Miguel Cabral
Jorge Serigado
António Jorge Gonçalves

A banda desenhada, o cartoonismo e o design gráfico abriram novos rumos ao figurativismo, inclusive (por influência) o musical. Uma homenagem a René Bertholo, pintor que construiu o seu próprio sintetizador digital de sons, ao qual chamava ³makina². A cítara paulistana de Adriana Sá, os instrumentos eléctricos / electrónicos inventados por Miguel Cabral e o baixo omnipresente de Jorge Serigado associam-se aos desenhos feitos e projectados em tempo real por António Jorge Gonçalves, artista de BD cada vez mais atraído pela performatividade do acto criativo. Com formação plástica, Adriana Sá tem desenvolvido um trabalho musical caracterizado por utilizar dispositivos de sua própria criação ou adaptação, de que é exemplo o ³instrumento de luz sonora². Depois de uma passagem pelo grupo de pop alternativa Mola Dudle, Miguel Cabral tem explorado a musicalidade de instrumentos custom-built como a latacantante, um banjo electrificado feito a partir de uma lata de biscoitos que funciona simultaneamente como cordofone, percussão e emissor de ruído, e a montagem /composição em estúdio das contribuições de músicos distanciados geograficamente, num projecto que designa como The Nevermet Ensemble. Jorge Serigado é membro do Lumpen Trio, grupo experimental de destilação rock. Aclamado autor de banda desenhada, António Jorge Gonçalves foi um dos introdutores do formato ³novela gráfica² em Portugal.

OFFCYCLES #08 E #09 - A GRANULAR NA ZDB E NA GUILHERME COSSOUL


Emidio Buchinho


OFFCYCLES #08
13 de Maio 22:00
ZDB - Galeria Zé dos Bois
(Rua da Barroca, 59 Bairro Alto / Lisboa)
Produção: Granular
Bilhetes: 5 euros


1. Antez (percussão) + Nuno Morão (laptop) + João Bengala (guitarraportuguesa) + Genoveva Faísca (voz)


2. Antez (percussão) + Rui Costa (laptop) + Emídio Buchinho (guitarraeléctrica, electrónica)


3. Manuela Barile (voz) + Rui Costa (laptop) + Nuno Morão (laptop)


No regresso da Granular à ZDB para três concertos numa noite que se pretende memorável, Antez, percussionista de Grenoble, França, e a cantora italiana Manuela Barile são os convidados especiais em três formações de orientações bem distintas mas com algumas características em comum: a experimentação de possibilidades a vários níveis e a composição de música no momento da suaprópria execução.

Com eles estarão alguns dos mais interessantes músicos da Granular. Membro do Ensemble JER, especializado na interpretação de repertório clássico por meio de instrumentos de brinquedo, Nuno Morão tem desenvolvido também actividade na electrónica digital. João Bengala e Genoveva Faísca são ambos membros da Companhia Bengala, grupo que dá uma dimensão camerística à música popular portuguesa, integrando elementos experimentais nas equações propostas. Rui Costa é um dos protagonistas da cena "laptop" nacional, tendo actuado ao vivo fora do País com Pablo Rega, Iñaki Rios, John Herndon e Casey Rice, entre outros. Um dos mais conceituados engenheiros de som do cinema português, o percurso musical de Emídio Buchinho tem a improvisação e a composição para instalações e curtas-metragens como áreas de acção. Emconcerto, tocou já com Carlos Zíngaro, Gunter Muller, Otomo Yoshihide, Rudiger Carl, Matt Wand (Stock, Hausen & Walkman), Mike Beck, Nuno Rebelo,Vítor Joaquim e Manuel Mota.

OFFCYCLES #09
17 de Maio 21:30
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
(Avenida D. Carlos I, 61 Santos / Lisboa)
Produção: Granular
Bilhetes: 5 euros
(2,50 euros Restart / CEM / Guilherme Cossoul, grátis associados Granular)

1. Noid (violoncelo) + João Ricardo (sintetizadores analógicos) + MiguelCabral (electrónica custom-built)

2. Noid (laptop) + Vítor Joaquim (laptop)

Um dos mais interessantes cultores da "música extrema" do Velho Continente é o convidado especial desta dupla sessão da Granular num espaço com velhas tradições nas artes de palco lisboetas, onde a Granular realiza também os seus Encontros mensais. .

Com Noid (Arnold Huberl, de seu verdadeiro nome) estarão alguns dos maioresvalores da electrónica e do experimentalismo portugueses. Sob o nome Operador de Cabine Polivalente ou como um dos fundadores do duo audiovisual Pygar, João Ricardo é uma presença habitual do "underground" portuense, tocando ao vivo com um computador ou com electrónica analógica e compondo bandas sonoras para instalações e vídeo-arte. Um dos fundadores do grupo de avant pop Mola Dudle, de que depois se afastou, Miguel Cabral vem dividindo a sua actividade musical entre o trabalho como baterista e a invenção /construção de instrumentos eléctricos e electrónicos "lo-fi", desde a latacantante (um banjo feito a partir de uma caixa de bolachas) a transístores e altifalantes transformados. O projecto de montagem e composição com base em contribuições isoladas de músicos de todo o mundo a que deu o nome The Nevermet Ensemble tem-lhe valido o aplauso da crítica internacional. Vítor Joaquim, por sua vez, é um dos mais consagrados "laptop improvisers" da cena lusa, com actividade a solo ou em cooperação com outros nomes da primeira linha, acústicos ou electrónicos, como @c (Pedro Tudela eMiguel Carvalhais), Marc Behrens, Carlos Zíngaro, o.blaat, Scanner, SimonFisher Turner, Phill Niblock, Joe Giardullo, Stephan Mathieu, EmídioBuchinho, Carlos Santos, Ulrich Mitzlaff, etc.

SLAPDASH NO MYSPACE




A banda Slapdash de Coimbra já tem um espaço disponível em: http://www.myspace.com/slapdashcbr, onde se poderão ouvir alguns temas da demo de 2003.

SWAY AO VIVO




Informamos que o swayallday.com estara acessivel temporariamente em http://www.sudoeste.be/sway.

- 6/05 - Ribas Rock (Torres Novas)
- 12/05 - Festival em Tondela (a confirmar)
- 19/05 - Augaciar bar (Tondela)
- 20/05 - Associacaode Vila Nova (Mortagua)
- 02/06 - Concentracao Motard (Gumiei)
- 03/06 - Nyktos Bar (Figueira da Foz)
- 15/07 - IPJ - Viseu (a confirmar)

FESTIVAL SANTOS DA CASA - Linda Martini - FNAC (Coimbra) - 29/04/06




Guitarras. Três. Sempre elas presentes. A distorcer. A retorcer. A dispararem decibéis de som. Sónicas. Bateria em estado de descarga emocional. Baixo no feminino, discreto, mas presente.
Linda Martini a pingar suor. A aquecerem a FNAC de Coimbra. Gente aos magotes a delirar e a cantar “Amor Combate”.
Temos banda. Disco só em Junho (a 5). Uma banda que saca o espírito de uns Sonic Youth e o baralha com as muralhas de som dos Mão Morta e a emoção de escrita de um Manuel Cruz.
Perfeitos. Emotivos. Frontais. Banda a ver com urgência. E a rever assim que possível. Para eles o palco é uma casa em festa.
Os Linda Martini fazem crer que o futuro é grande e nos reserva boas surpresas. E não é preciso ser bruxo para adivinhar. Basta seguir-lhes o rasto…





Texto & Fotos Nuno Ávila

TOP NA SEGUNDA

Hoje, devido ao jogo entre o Belenenses e a Académica, o Santos da Casa não vai para o ar. O Top 13 fados salta para segunda.

sábado, 29 de abril de 2006

AO VIVO




Clica na imagem para aumentar.

SOUND FICTION

MOVIMENTOS PERPÉTUOS - HOMENAGEM A CARLOS PAREDES




Estreia Nacional em COIMBRA
Dia 4 de Maio


Com a presença de EDGAR PÊRA
e DEAD COMBO
21h30 - Cinema Lusomundo DOLCE VITA

sexta-feira, 28 de abril de 2006

EASYWAY APRESENTAM SEGUNDO DISCO

ROCKUMENTÁRIO




Hoje, as palavras no Santos da Casa, a partir das 19h00. Domingo, dia 30, na tela do TAGV a partir das 15h00.

VAGOS ACÚSTICO

NOITE PUNK

ERRO! COM ANTÓNIO SÉRGIO




Hoje à noite (sexta para sábado) Erro! vai estar na Rádio Comercial para apresentar o disco "isto é o quê, mãe?" e conversar com o António Sérgio e a Ana Cristina Ferrão na "fala da tribo". É entre as 0:00 e as 3:00 e serão apresentados 3 temas ao vivo em formato alternativo (só voz + guitarra)

AO VIVO NO PORTO RIO EM MAIO


Blacksunrise


12 Sexta 00h
Factory Tattoo Apresenta: Blacksunrise : eak : Crushing Sun
point of view dj team
powered by factory tattoo


20 Sábado 23h
3º Aniversário Matarroa
Factos Reais : Bezegol : Regula
powered by Matarroa


25 Quinta 00h
Hiena - apresentação da nova banda de: gon : marco nunes : miguel : fred
Sizo
r'n'r djs: rodas vs frágil
powered by porto-rio

AO VIVO NO MAXIME




LUMEN NA TERTULIA CASTELENSE




30 Abril
Domingo


LUMEN


O projecto Lumen começa a tomar forma quando, em Julho de 2005 o músico José Flávio Martins (Frei Fado d'el Rei e ex-Roldana Folk) decide convidar uma série de músicos de sólida formação e experiência para desenvolverem um trabalho dentro da chamada world music. O significado da palavra Lumené de luz do sol, brilho, fogo, elementos que podem perfeitamente emergir para a musicalidade dos Lumen, onde se conjugam instrumentos tradicionaise modernos como a Gralha, Gaita de Foles, a Guitarra Portuguesa, a Bandola, que criam um ambiente de fusão com o Baixo, a Bateria e o Acordeão, onde a voz límpida e ancestral de Cristina Bacelar completa na perfeição este colectivo originário da cidade do Porto. O reportório dos Lumen, que é constituído por originais e versões de temas galegos, portugueses e irlandeses, transporta-nos para um ambiente místico, e ao mesmo tempo festivo, onde a diversidade musical e a cor do seu espectáculonão deixarão ninguém indiferente.

Cristina Bacelar- Voz, Guitarra e Percussões
Helena Soares - Acordeão
José Flávio Martins - Baixo, Bandola, Percussões e coros
Ricardo Coelho - Gaita-de-foles, Gralha, Flautas, Tin Whistle e coros
Miguel Teixeira - Guitarra Folk, Guitarra Portuguesa, Percussões e coros
Mike - Bateria, Percussões, Teclados, Guitarra Folk e coros

JAZZ NO MAXIME

CORSAGE AO VIVO




Corsage no Café Concerto do CCVF


Sábado, 29 de Abril
23h00
Café Concerto
Preço: 2,50 €


Com uma sonoridade simples, melódica e directa, os Corsage remetem-nos para o que de melhor se passou nos anos 80. Depois do EP de estreia, e comum novo álbum na calha, os Corsage deixam antever o que aí vem: melodia ao quadrado, energia ao cubo, romantismo ao quilómetro.

Os Corsage formaram-se em 2003, algures entre Faro e Valença do Minho. Os membros fundadores são Pedro Temporão (baixo) e Henrique Amoroso (vocais,saxofone e percussão). Dessa união nasceram as primeiras composições da banda. Mais tarde juntaram-se Fred Cunha (bateria e percussão) e Carlos Santos (teclas). Já na segunda metade de 2004, aderiram à causa Gonçalo Botelho (guitarras) e Nuno Damião (trompete e guitarra). As referências da banda vão desde The Go-Betweens a Roxy Music, passando por Tom Waits e Burt Bacharach.

O concerto dos Corsage está agendado para este sábado, dia 29 de Abril, às 23h00, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

FESTIVAL ORIGENS

KARMA COM NOVIDADES




Boas notícias para todos aqueles que tem acompanhado e apoiado, os Karma. A banda regressa aos palcos já no próximo dia 13 de Maio no Culto club em Cacilhas juntamente com os Ode Odium para um concerto especial e com algumas surpresas.

Os Karma foram convidados para fazer suporte em alguns concertos de promoção do CD “arritmias” dos Remédio Santo. Estão assim confirmadas as datas de 27 de Maio no Lótus bar em cascais, no dia 2 de Junho no Ritmus bar em Corroios e dia 14 de Outubro na Casa da Juventude da Câmara municipal de Sintra em breve serão apresentadas mais datas.

SIR GIANT NAS LOJAS




Sir Giant e o seu tema "I'm 25" tem sido alvo de muita atenção por parte da Antena3, tendo atingido o 5º lugar do top 3 e entrando na tabela dos melhores temas do anode 2005. A MTV Portugal realizou 2 entrevistas ao músico, entre elas uma cobertura da sua estadia em Londres, onde foi gravar aos estúdios "Abbey Road", após ter sido o vencedor do Concurso Levi's European Contest "Stay True". "I'm 25" rodou também na telenovela "Morangos com Açucar" e está presentemente a passar no "Extreme Sports Channel".

O EP onde consta este tema que tanto tem dado que falar, vai finalmente chegar às lojas, com distribuição a cargo da Musicactiva, a 2 de Maio de 2006.

Fnac Colombo, dia 26 de Maio às 21h00
Fnac Almada, dia 27 de Maio às 17h00
Fnac Cascais, dia 27 de Maio às 21h30
Fnac Chiado, dia 2 de Junho às 19h00

BANDAS SONORAS

Armando Teixeira

Projecto Marginal apresenta
IndieLisboa encerra com festa dedicada às Bandas Sonoras

A animação nocturna do Festival IndieLisboa, a cargo do Projecto Marginal, despede-se no Sábado, 29 de Abril, com uma festa dedicada às Bandas Sonoras.

A festa terá lugar no antigo estabelecimento prisional para mulheres, o Convento das Mónicas, em Lisboa pelas 23:00 horas. O convento das Mónicasfica na Freguesia da Graça, na Travessa das Mónicas, perto do Miradouro da Graça.

Esta despedida invocará, entre outras, as músicas que os realizadores Tarantino e Kusturica viram voar para além das suas películas, ao serem transformadas, em espaços nocturnos, em autênticas hinos da dança

Uma selecção de telediscos será apresentada pelo jornalista do Diário de Notícias Nuno Galopim, que considera integrarem bem o espírito do festival.

Em seguida, os Bulllet Redux, com o mentor Armando Teixeira acompanhado por Nel’ Assassin, um dos gira-disquistas nacionais mais conceituados, e a projecção de desenhos em tempo real pelo ilustrador António Jorge Gonçalves, apresentarão um espectáculo de música ao vivo que irá transmitir um ambiente altamente cinematográfico.

O músico Armando Teixeira, conhecido como o Agente Secreto especialista em analisar minuciosamente os momentos especiais do cinema, obrigatoriamente acompanhados de respeitáveis temas, irá apresentar um set de Dj dedicado às Bandas Sonoras, fazendo-nos relembrar as cenas dos nossos filmes favoritos enquanto dançamos no Jack Rabbit Slim’s, num casamento cigano na Bósnia–Herzgovina, ou relembramos uma cena de amor ao estilo James Bond.

A animação nocturna despede-se com os já habituais Lisbon After Midnight, que brindarão o público com uma selecção musical, na qual bandas como os The Cure, Joy Division, Talking Heads, Depeche Mode, entre outras, proporcionarão um ambiente altamente cinematográfico.

SINAI NA ESTRADA

RAMP NO ALGARVE




No dia 9 de Maio, os RAMP irão actuar na Semana Académica de Faro. Os Tara Perdida e os Mind Lock também fazem parte do alinhamento.

RED BEATING TOYS AO VIVO




Red Beating Toy no palco da 'queima' do ISAVE


Os Red Beating Toy sobem ao palco do Isódromo já amanhã. Esta participação na Queima das Fitas do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave insere-se natour que a banda bracarense vem fazendo denominada 'Sympathy for UrbanChaos'

A banda Red Beating Toy, sobe ao palco da 'Queima das Fitas' do InstitutoSuperior de Saúde do Alto Ave já amanhã, marcando mais uma etapa da sua tourd enominada 'Sympathy for Urban Chaos'.O concerto está agendado para as 00h30, seguindo-se a actuação dos conhecidos 'Peste & Sida', por volta da 01h30. Esta passagem pelo universo estudantil da Póvoa de Lanhoso acontece numaa ltura em que a banda atravessa um período de introspecção planeada, já que o próximo objectivo passa por gravar uma edição promocional.

Oriundos de Braga, os Red Beating Toy arrancam com este projecto em 2000. Depois de uma série de concertos a banda pára por um ano e meio. Ultrapassada esta fase a banda regressa ao activo com novos concertos, nova formação e a produção de uma demo intitulada "New Song On the Radio". Partindo com uma base assente num quarteto, os Red Beating Toy gravaram a sua primeira demo em Fevereiro de 2004. Os três temas nela presentes, patenteiam a amplitude de influências, com um cunho muito pessoal no rock alternativo. O trabalho desenvolvido pelos Red Beating Toy, toma um novo fôlego em 2005, com a realização de vários concertos, e 3 showcases nas FNACs do grande Porto. De destacar em 2005 a vitória da III edição doUMppluged,a presença na final do concurso "Portugal a Tocar", produzido pelaRTPn e o 2º lugar no concurso de bandas Bragaparque 2005.

O ano de 2006 arranca com uma tour denominada "Sympathy for urban chaos "

NO PALCO




Daza Cominatcha - mais um concerto a antecipar o novo álbum


Os Daza Cominatcha vão estar na Junta de Freguesia de Alcântara, num congresso da JCP, no próximo dia 29 de Abril, para mais um concerto que antecipa o lançamento do seu novo álbum - Needle in a Haystack.

A entrada é livre, a partir das 22h00.

HIP HOP


MC Mundo faz parte dos Dealema


Artista: Mc Mundo e Dj Guze
Festa: Festa Finalistas
Dia: Sexta-Feira, 28 de Abril
Local: Escola Secundaria Sao Joao da Pesqueira
Website: www.mundosegundo.com


Artista: Bboy Paulinho (com a crew That Style)
Festa: Dia Mundial da Danca
Dia: Sabado, 28 de Abril
Local: Discoteca ABox, Espinho

quinta-feira, 27 de abril de 2006

O FADO DA NAIFA

METAL NO PALCO





Bar Ilha dasEstrelas, na Bobadela, em Sacavém, a partir das 18 horas.

CHUCHURUMEL NO SANTOS DA CASA




Antecipando a sua vinda a Coimbra, os Chuchurumel falam hoje no Santos da Casa. Para ouvir a partir das 19h00.

JAZZINRIO À BEIRA DO MONDEGO


Pedro Madaleno

Na próxima Sexta, 28 de Abril, há JazzInRio no Quebra Club em Coimbra. A partir das 23:30, toca a SHORT MOVIES BAND com Pedro Madaleno na guitarra, Fausto Corneono clarinete, Miguel Amado no baixo eléctrico e João Lencastre na bateria. Este é um novo projecto de Pedro Madaleno, músico e compositor com 4 CDl ançados no mercado português, cada um revelando uma concepção e caminho musical diferente. Short Movies Band, é mais um projecto, que será registadoem CD, e revela jazz inspirado em música de filmes, contemporâneo, num micro Universo visual mágico e cómico. Nele se pode notar influências de compositores como Nino Rota, Morricone, Bernard Hermann mas também de compositores com visão cinematográfica como Copland, Webern, Bartok.... Etc.
É música ou narrativa de vida? É Jazz ou são contadores de histórias, atrevidos? São tudo. São ainda mais! Importa ouvi-los. Importa, tão mais, apreciar. Vê-los. Senti-los. Únicos, entre os demais.

JAZZ AO CENTRO FAZ 3 ANOS




O JACC - Jazz ao Centro Clube prepara-se para celebrar o seu terceiro aniversário no próximo Sábado, dia 29 de Abril.

Nada melhor para assinalar esta data do que a abertura de uma loja especializada em Jazz, a "Trem Azul Jazz Store".
A abertura deste espaço vem consolidar a já estreita relação entre o Clube e a Trem Azul, que se tornam agora vizinhos no Adro de Baixo, nº 6 (atrás da igreja de S. Bartolomeu - Praça do Comércio - Coimbra). A inauguração da loja está marcada para as 17h00m.
Venha brindar ao sucesso desta iniciativa, participando numa festa animada com o concerto ao vivo do Trio de Mário Santos. Os sócios do JACC, poderão usufruir de um desconto de 10% em compras neste novo espaço.

A partir das 23h00m, a festa continuará no Salão Brazil (baixa de Coimbra) com mais duas actuações ao vivo: formação constituída pelos alunos da Escola de Jazz do Instituto Português da Juventude de Coimbra e de novo o Trio de Mário Santos.

3ª SINGLE DOS MESA




Os Mesa agradecem a todos os que colaboraram na sua iniciativa de escolha do 3º single a passar nas rádios e televisões , retirado de "Vitaminas". "Foi bom ter mais uma vez o vosso feedback" - diz a banda. A votação dividiu-se entre "Deixa cair o Inverno" e "Nova Calma", mas como neste momento eles quererem entrar no verão, optaram pelo primeiro.

ORGASMO COM VIDEO NO MYSPACE




Tem estado em produção um vídeo para o tema "Nova". Foi filmado durante a actuação da banda no corredor da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), no passado mês de Novembro. Essa actuação foi transmitida em directono programa Santos da Casa e pode ser revisitada neste vídeo, em constante fluxo de adrenalina e êxtase.

E X C L U S I V O !
Enquanto se ajustam os detalhes finais na montagem, já se pode ver um excerto e deixar um comentário em:http://www.myspace.com/orgasmoband

O álbum «Z» está à venda, por 10€, aqui:

T-shirts:

[ agenda confirmada ]
13.05.2006 > Fábrica da Pólvora, Barcarena
20.05.2006 > Lotus Bar, Cascais
17.06.2006 > Teatro Tapa Furos, Mem Martins
01.07.2006 > Maxime, Lisboa (ainda a confirmar data)

HELLSPIDERS AO VIVO







CIVIC AO VIVO




5 de Maio - Queima das Fitas / Seia
12 de Maio - Ponto de Encontro / Almada

ROCKY MARSIANO NA TERTULIA CASTELENSE




29 Abril – Sábado
ROCKY MARSIANO – “The Pyramid Sessions"


Rocky Marsiano é o projecto do produtor D-Mars que funde a magia do jazz com o universo da música urbana. Com o álbum de estreia “The Pyramid Sessions”(Loop:Recordings) muito aplaudido pela crítica (eleito um dos melhores álbuns de2005 pelo Y–Público), o projecto tem vindo a desenvolver-se por vários palcos dopaís.

Acompanhado por músicos da escola do jazz, André Fernandes na guitarra e Rodrigo Amado no saxofone, e pelo “scratch” do DJ Ride, D-Mars manipula em tempo real o seu“sampler” proporcionando o espaço perfeito para o cruzamento destas linguagens musicais através do improviso. O improviso é, aliás, o elemento-chave que permite com que cada espectáculo seja diferente e único.

ANA DEUS DE VOLTA AOS PALCOS




Regresso ao palco de Ana Deus em projecto musical com base na poesia de E.M. de Melo e Castro.

CONCERTO*"SONO"*
*28 ABR (SEX), 22H > Auditório de Serralves*
*Bilhetes: 7,50 Euros*

*VOZ: ANA DEUS, ANA ULISSES, MARTA BERNARDES*
*CONTRABAIXO: HENRIQUE FERNANDES*
*BATERIA E OBJECTOS: GUSTAVO COSTA*
*VÍDEO: AMARANTE ABRAMOVICI*

O Auditório de Serralves recebe na sexta-feira, 28 de Abril, às 22h, o espectáculo musical SONO, projecto inserido na programação paralela à exposição "O Caminho do Leve" de E.M. de Melo e Castro no Museu de Serralves.

O projecto SONO foi criado especialmente para esta ocasião e será apresentado em palco pelas cantoras Ana Deus, que regressa ao palco após longa ausência, Marta Bernardes e Ana Ulisses. O espectáculo conta com aparticipação de Henrique Fernandes ao contrabaixo e baixo eléctrico, Gustavo Costa, na bateria e percussão, responsável pela gravação e processamento de vozes e ruídos e Amarante Abramovici, autora dos vídeos a apresentar.

SONO surge da vontade de trabalhar a poesia sonora e sensual de E.M. de Meloe Castro, em jogos de vozes com forte apoio rítmico e visões sónicas. Para acriação deste espectáculo os artistas partiram da obra "Trans(a)parências", poesia reunida, 1950/1990, de E.M. de Melo e Castro. Poemas que se fazem edesfazem, percussões de sílabas, textos em espiral, palavras de ordem e desejos são alguma da matéria de Sono. As vozes no palco são três, cruzam-seem jogos harmónicos, canones, respirações, colam-se e descolam a vozes pregravadas em vídeo ou multiplicam-se em gravações em tempo real assim como os sons resultantes da manipulação de objectos em cena.

AO VIVO NO LOUNGE


Born a Lion


sáb. 06AO VIVO: born a lion [pt] (23h30, entrada livre)
+ dj's: g l a m s l a m d a n c e


Formados em 2005 na Marinha Grande, os Born a Lion são uma das novas promessas do rock'n'roll nacional, que o diga quem os tem apanhado ao vivo nos muitos concertos recentes um pouco por todo o país. Depois de abrirem para os ingleses Art Brut, só faltava mesmo era a estreia em Lisboa, e aqui está ela, no Lounge. Os Born a Lion adoptam o formato de power trio, com a particularidade de terem o vocalista sentado atrás da bateria. São eles: Rodrigo Cassiano (voz e bateria), Bruno Cantanhede(guitarra) e Zé Cariano (baixo, guitarra). E ao que soam? Blues punk diabólico feitode riffs certeiros e métrica redonda, por ali entre as melodias noise dos Queen ofthe Stone Age e o punch de Danko Jones. Para saber mais, ver e ouvir: myspace

sáb. 13 AO VIVO: the ultimate architects [pt] (23h30, entrada livre)
+ dj : m á r i o v a l e n t e

Já era sem tempo. Os Ultimate Architects estreiam-se no Lounge, ainda com o último disco "Soma", de 2005, na bagagem. Prog-pop puxado a sintetizador, alguma da melhor música electrónica que por cá se vai fazendo. Formados no dobrar do novo milénio, o colectivo The Ultimate Architects reúne cinco amigos que, partilhando os mesmos gostos por diversos tipos de arte, decidiram juntar esforços. Os primeiros esboços musicais começaram a surgir de imediato, sendo lançada em 2001 a primeira maquete. Em 2002 e 2003 seguem-se vários concertos portodo o país (sendo o festival Super Bock Super Rock um dos pontos altos), espectáculos marcados por uma forte componente multimédia manifestada através das projecções utilizadas ao vivo. Ainda em 2003 a banda é convidada para participar em várias compilações entre as quais "Frágil 21" (a convite de Rodrigo Leão) e"Thisobidience" (da editora Thisco). O primeiro registo comercial, "Elevata", sai em2004 sob a forma de EP. Uma vez mais a banda tenta criar um híbrido entre o áudio eo visual através de 4 temas, uma remix e uma faixa multimédia que explora o lado das projecções e conceitos que os acompanham desde o início. Depois de marcarem presençanos festivais Sudoeste e Número, editam "Soma", o álbum de estreia para o qual foram recrutadas as potencialidades dos produtores Armando Teixeira, João Megre, M e LuisVan Seixas, e a voz de Adolfo Luxúria Canibal, convidado especial no tema"Nanorealidades". "Soma" espelha as várias influências da banda, que vão desde o electro ("Run", "Some1", "Astonishing") ao ambiental ("Amber", "Nanorealidades") eaté mesmo ao progrock ("King"). Para saber mais, ver e ouvir: site oficial

sáb. 27AO VIVO: loosers [pt] (23h30, entrada livre)
+ dj : m á r i o v a l e n t e + t i a g o m i r a n d a

Ainda é preciso apresentá-los? A mais surpreendente e imprevisível das bandas nacionais regressa à casa que já lhe conhece tantos rostos. De avant-noise-rockers a minimalistas freeform, o que vai na alma dos Loosers em Maio de 2006? Só há umaresposta e está aqui. Hoje. Para saber mais, ver e ouvir: site oficial

OIOAI AO VIVO

FESTIVAL SANTOS DA CASA - Rui Eduardo Paes + Phoebus + OCP - Bar Galeria Santa Clara - 26/04/06




A tarde começou amena. Conversa com Rui Eduardo Paes sobre 20 anos de música experimental em Portugal. Uma experiência de vida, contada por um jornalista/ensaísta, que já foi (não) músico e que agora também organiza concertos e que sabe que afinal estas músicas até têm público.


Afonso Simões. Phoebus. Um homem e a sua máquina. Electrónica em pano de fundo. Por vezes ambiental. Outras noise. Outras ainda a fugir para a dança. Improvisação com sentido de estética. Experimentar texturas. Criar ambientes. Controlar o som. Dominar o computador. Sim, música!


Operador de Cabine polivalente. Assim escrito na t-shirt de João Ricardo. Um homem e a sua máquina em 40 minutos de sons ambientais. Aqui e ali umas ligeiras batidas mais dançáveis. Lançar pequenas partículas de “música” para o ar. Apanhar o ouvinte desprevenido. Por vezes mais lento. Outras a fazer acordar a consciência. Perfeita banda sonora para fins de noite. Repousante…

Texto Nuno Ávila
Fotos Fausto Silva & Nuno Ávila

quarta-feira, 26 de abril de 2006

WORDSONG COM AS PALAVRAS DE PESSOA




Opiário” é single de apresentação do novo album dos Wordsong



O novo album dos Wordsong é editado dia 23 de Maio e tem como single de apresentação “Opiário”. Após terem abordado os poemas de Al Berto, o projecto apresenta agora uma deambulação no universo pessoano. Como o título indica a música baseia-se no poema do heterónimo Álvaro de Campos. O novo álbum já foi apresentado à critica especializada onde obteve uma excelente recepção, sendo descrito como uma lufada de ar fresco nas inumeras releituras da poesia de Fernando Pessoa. Esta nova etapa do projecto representa ainda um salto em frente em termos de apresentações ao vivo uma vez que contam com a prestação da artista plástica Rita Sá que faz video jamming a partir de ilustrações da sua autoria.

X-WIFE AO VIVO




5 de Maio - Fnac de Santa Catarina 17h00
6 de Maio - Queima de Coimbra 23h30
7 de Maio - Fnac de Coimbra 18h00
26 de Maio - Super Bock Super Rock Palco Quinta dos Portugueses

AO VIVO