sábado, 30 de junho de 2007

BOR LAND NA CULTURGEST




6 Julho / Sex
Norberto Lobo
Alexandre Soares & Jorge Coelho


Norberto Lobo tem vindo a colaborar com projectos tão variados como Norman, München, Grey Blues Bend, Devendra Banhart ou Chullage, entre outros. Recentemente vem desenvolvendo um projecto a solo. E é a solo que se apresenta na primeira parte deste espectáculo. Editará pela Bor Land o seu primeiro disco intitulado Mudar de Bina. Sobre o seu trabalho escreve Alfredo Folha: “A guitarra é o centro deste movimento em clara vocação melódica, feita de restos, influências, deste tempo e dos outros, onde a harmonia geralmente ganha. Sente-se aqui que tudo é movido a emoção e instinto e terá sido não mais que natural para Norberto Lobo chegar a estes temas, melancólicos, densos, hipnóticos, o casionalmente brincalhões que nos suspendem na confirmação da sua comovente beleza e na instintiva crença na democracia do som”.

O guitarrista Alexandre Soares começou nos GNR (ao lado de Vítor Rua e Tol iCésar Machado), banda que abandonou para seguir carreira própria. Participou nos grupos Zero e Três Tristes Tigres e na produção de discos dos Mesa.Compôs ainda música para cinema e dança. Jorge Coelho também guitarrista, e também do Porto, fez parte dos Cosmic City Blues, dos Zen e, desde 2001, dos Mesa, para além de ter composto para bandas sonoras de filmes como Coisa Ruim. Os dois músicos encontraram-se e gravaram para a Bor Land, em vinil, Cães aos Círculos, um diálogo entre as duas guitarras sob o signo da improvisação.

7 Julho / Sáb
The Unplayable Sofa Guitar

Tocando música inspirada na folk e na country-music norte-americanas, com uma sonoridade “low-fi”, o grupo The Unplayable Sofa Guitar situa-se na corrente habitualmente designada por “alternative country”. “Alternative” pela tentativa de inovação sonora que alia sintetizadores, computadores, guitarras “dobro”, banjo, slide-guitar e voz. “Country” pela inspiração, pelas influências, pelo conteúdo lírico, pela instrumentação. Gravaram dois discos, The Unplayable Sofa Guitar (Independent Records 2001) e Rocky Grounds, Big Sky (Bor Land 2005), por muitos considerado um dos melhores discos desse ano. Base do concerto desta noite, este último registo representa três anos de trabalho vividos intensamente no meio do blues, do punk, do bluegrass, das “murder ballads” da folk americana e das “cattlecalls” do Farwest.

Informações e reservas
217905155 / 707234234

Bilhetes à venda Culturgest, Fnac, Bliss, Livrarias Bulhosa, Lojas Abreu

Entrada / 5€ / dia

Sem comentários: