quinta-feira, 28 de junho de 2007

ROSANEGRA




RosaNegra é uma proposta surpreendente dentro dos caminhos do novo fado, seu passado e seu futuro. Sendo a voz do fado sempre a voz do destino, porque um e outro são o mesmo, é natural que se olhe para eles com respeito mas também com liberdade, a liberdade de encontrá-los à nossa maneira, dentro da nossa alma fadista.

Matizada por tons quentes e sombras profundas, os lamentos melódicos da sua música misturam-se com movimentos tribais, ritmos do deserto acompanhando uma voz profundamente fadista e aventureira, batendo o pé à fatalidade, numa teia de arranjos de inspiração ibérica/ mediterrânica/ desértica, com cordas/ trompete/piano e acordeão, sempre apontando para o Oriente, cruzando caminhos imaginários de ir e vir, "num oásis de esperança eterna, um sentimento de jasmim, memórias do meucoração".

«Fado Ladino» é o nome do poema ao qual pertencem as frases anteriores e é também o nome deste álbum. Se nos debruçarmos nos significados do termo, encontraremos toda acarga do seu sentido: ladino é cigano, é judeu, é espanhol, é mouro, é latino. Mas também é puro, legítimo, astuto e vivo. Enfim, ladino é o nosso fado porque ladina é a nossa origem.

Carmo é a cantora de RosaNegra, com a sua voz e a sua presença cheia de véus, ocultando movimentos e sons, palavras que nos fazem olhar para dentro, perguntando-nos porque nos soa tão natural esta música. Será que foi beber a sua inspiração à fonte de onde viemos?

RosaNegra é uma produção de RAGA, produtora totalmente comprometida com a procura de uma estética musical com voz própria, nossa mas de todos e para todos.

Sem comentários: