sábado, 29 de setembro de 2007

NO MUSICBOX




ONE MAN SHOW


O termo "one man show" foi usado durante muito tempo para designar artistas de diferentes áreas que apresentavam (em concertos, galerias, livros) uma parte significativa da sua obra.

Mais recentemente, em meados do século passado, o termo começou a ser utilizado nas artes de entretenimento como substituto do termo "solo show" e era aplicado por artistas da "stand-up comedie".

O que os diferenciava dos "solo shows" era que durante uma hora os "stand-upcomedians" apresentavam-se, falavam com a audiência (inter-acção), tentavam atrair a atenção durante todo o espectáculo (se possível fazendo rir as pessoas em cada intervenção), e despediam-se.

Na música o termo "one man show" é muitas vezes associado a músicos de massas, normalmente com shows encenados de grandes dimensões e com a intervenção de outros media (vídeo, luminotécnia, performance) e.g. vangelis, jean michele jarre...

Era usado o termo de "one man band" para os músicos do início do século XX que pediam nas ruas ou entravam em eventos circenses, e que tocavam simultaneamente vários instrumentos (guitarra, harmónica, buzinas, bombo, pratos).

Nos tempos que correm - na música - qual o significado de "one man show"?

Ainda faz sentido o termo?

Nesta série de espectáculos que irão ser apresentados no espaço cultural MUSICBOX pretende-se apresentar várias facetas do que pode hoje ser interpretado como um "OneMan Show", desde:

Músicos que - sem rede - experimentam e criam em tempo real estruturas que se tornam cada vez mais grandiosas e opulentas através do uso da tecnologia.

Músicos multi-instrumentistas que se desdobram em diferentes instrumentos.

Músicos que criaram e inventam os seus próprios instrumentos e eco-sistemas musicais.

Até aos músicos que trazem material predefinido e que por cima dele criam novassituações musicais.

Estes eventos serão precedidos de uma apresentação do convidado a cargo do curador Vítor Rua, a que se seguirá um debate com a audiência e na qual será possível ao público questionar o performer sobre o que se viu e ouviu.

Vão ser noites especiais com músicos especiais e um ambiente especial (música ambiente inteligente e não-agressiva que recebe e despede os auditores com"Cortesia”...)

3 OUTUBRO QUARTA-FEIRA
TÓ TRIPS HOSTED BY VÍTOR RUA
Concerto \ Performance Música Instrumental

Para esta primeira edição de “One Man Show”, Vítor Rua, convida o músico Tó Trips. Guitarrista dos Dead Combo. O espectáculo tem inicio às 22:30 e tem um custo de 6€ (com oferta de 3€ de consumo)

Sem comentários: