quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

MERZBAU APRESENTA




2008 será o ano do terceiro aniversário da aventura que o nascimento da Netlabel Merzbau desencadeou, acontecimento que será devidamente assinalado em Fevereiro com uma festa de aniversário que está ainda ser planeada. Mas o início do novo ano será recheado de acontecimentos.

Painted Music in Motion Pictures - Fábrica Braço de Prata (Sala Visconti) - Lisboa - Janeiro 5 - 22h00

A começar o ano teremos no dia 5 de Janeiro o "regresso" de b aos concertos em Portugal. O músico encontra-se em Erasmus em Granada até finais de Fevereiro. Nesta visita a Lisboa terá lugar um acontecimento especial. Painted Music in MotionPictures será uma noite dedicada à música e às imagens sendo a primeira partea presentada por Tiago Sousa.

b ou Bernardo Fachada é um cançoneiro português de escrita libidinosa inspirado pelos velhos cançoneiros de origens diversas, de Ipanema às margens do Mississippi até ao nosso familiar burgo.

Projecção: Em jeito de ilustração à performance de b, Vasco Monteiro irá presentear-nos com uma video-colagem inspirada no universo temático da música em questão. Uma mescla de citações de grandes clássicos da sétima arte e do entretenimento (do Homem), referências que vão do Ocidente de Disney ao Ocidente de Linda Lovelace passando pelo Oriente de Império dos Sentidos, e da exploração arqueológica de experimentalismos. Um texto visual que conversa com os outros textos, os das canções.

Tiago Sousa, tem-se notabilizado ao piano mas encontra-se agora a dar espaço a outros instrumentos e ferramentas afins. Constrói música outonal e melancólica sempre com um olho na canção e outro nos formatos menos convencionais da música exploratória.

Projecção: Projecção e colecção de vídeos em torno da figura de William S.Burroughs, escritor "Beatnick" que marcou a segunda metade do século 20, editados em modo cut and paste com o auxilio imprescindível de Rita Tomás.

Songs for the 21st Century- Sociedade Guilherme Cossoul - Lisboa 25, 26 Janeiro - 22h00

No final do mês de Janeiro terá lugar uma mostra de cançoneiros modernos intitulada "Songs for the 21st Century". Os convidados são de luxo e o acontecimento marcará também o lançamento do primeiro registo físico de Walter Benjamin. Chama-se The National Crisis e dá sequência ao trabalho que o músico iniciou com o ep on line The Dog Follows the Bull.

Sem comentários: