domingo, 30 de março de 2008

VEM AÍ O NOVO DISCO DE MANDRÁGURA




ESCARPA
Depois da senda pelas raízes folk que serviram de inspiração ao 1º disco dos Mandrágora, o novo "Escarpa" segue um caminho mais urbano numa explosão de ideias progressivas com salpicos de Jazz e vórtices de Rock.
As músicas são curtas e densas com melodias rápidas na gaita-de-foles, muita improvisação ao saxofone e um baixo e bateria intensos. O conjunto é enriquecido com originais arranjos de guitarra e pela introdução de instrumentos de arco como o violoncelo, a moraharpa e a nyquelarpa.
Além da composição instrumental conjunta, "Escarpa" conta com a participação internacional de Simone Bottasso no acordeão diatónico e de Matteo Dorigo na Sanfona, e da participação nacional de Francisco Silva na voz e guitarra e de Helena Madeira na voz.
A raíz que se plantou no início, agora se fez formoso arbusto...

MANDRÁGORA
Mandrágora é o nome de um jovem colectivo do Porto que se destaca pela criatividade das suas composições originais que trabalham temas que evocam a tradição musical Portuguesa, exploram o encontro com outras culturas e deixam ainda transparecer uma grande diversidade de influências da música moderna.
O álbum de estreia "Mandrágora" editado pela Zounds/Sabotage, em 2005, foi imediatamente aclamado pela crítica especializada, chegando a ser apontado como "o melhor álbum de grupos Portugueses de 2005" (Luís Rei – Crónicas da Terra). Para além disso, foi galardoado com o Prémio Carlos Paredes 2006 para o melhor álbum Português de música instrumental. A atribuição do Prémio Carlos Paredes de 2006 em exaequo com "Ascent" de Bernardo Sassetti, veio confirmar o mérito deste trabalho.
"O Aranganho", promocional de 2002, serviu de balão de ensaio para o que viria a ser o futuro disco e a primeira maqueta "Presença", gravada em 2000 obteve o 2º lugar nos "Prémios Maqueta".
Duas maquetas, o disco de estreia "Mandrágora" e agora "Escarpa", juntamente com largos anos de concertos nacionais e internacionais, são a raiz gritante desta banda folk.

CONCERTOS
4 Abril - Lorient, Bretanha, FRANÇA
5 Abril - Rostrenen, Bretanha, FRANÇA
11 Abril - Langonnet, Bretanha, FRANÇA
12 Abril - Kergloff, Bretanha, FRANÇA
13 Abril - St. Nicolas du Pélem, Bretanha, FRANÇA
9 de Maio - Porto, Auditório do ISEP, PORTUGAL
10 de Maio - Porto, Auditório de Aldoar, PORTUGAL
16 Maio - Porto, Auditório da Pasteleira, PORTUGAL
17 Maio - Porto, Auditório da Campanhã, PORTUGAL

Sem comentários: