sexta-feira, 4 de abril de 2008

RONDA DOS QUATRO CAMINHOS AO VIVO




AULA MAGNA
3 DE MAIO, 21.30
2.ª plateia: 10 euros
1.ª plateia: 12.50 euros
Doutorais: 15 euros


TEATRO SÁ DA BANDEIRA
24 DE MAIO, 21.30
Preço único: 10 euros


Bilhetes à venda nos locais dosespectáculos, nas lojas Worten, Fnac, Bliss, Viagens Abreu, Livraria Bulhosa (Oeiras Parque), Pontos MegaRede e em http://www.ticketline.sapo.pt/.
Reservas: 707 234 234

Ronda dos Quatro Caminhos com Adufeiras de Monsanto, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Coro Polifónico Eborae Musica e Vozes do Cante Alentejano em dois espectáculos de apresentação do novo álbum Sulitânia. 70 pessoas em palco. Dia 3 e Maio, na Aula Magna, em Lisboa; e dia 24, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.

Depois de Terra de Abrigo, álbum de 2002 que cruzou o cante alentejano com a Orquestra Sinfónica de Córdoba, e dos dois memoráveis concertos no Centro Cultural de Belém, de que resultou o registo em DVD editado em 2004, a Ronda dos Quatro Caminhos regressou com Sulitânia. Um trabalho que nasceu sob encomenda, integrada no projecto 3 Culturas, um programa de difusão cultural em rede partilhado pelas câmaras municipais de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola com o apoio da União Europeia.


O convite chegou na Primavera de 2006: produzir três concertos e um disco que cruzassem as tradições musicais da Beira Baixa e do Alentejo com a tradição da música erudita, reunindo o grupo às Adufeiras de Monsanto, ao Coral Guadiana de Mértola e ao Coro Polifónico Eborae Musica. A este elenco, somaram-se depois as participações especiais do quarteto de cordas Opus 4 e dos Cantares de Évora.

Em Novembro de 2006, os concertos: primeiro no Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola; depois no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova; e por fim no Teatro Garcia de Resende, em Évora, num espectáculo que reuniu todos os grupos. Concluído este roteiro de apresentações
ao vivo, foi tempo de registar o resultado desta imensa aventura em estúdio. O álbum, concluído no final de 2007, foi editado com a chancela da Ocarina.


O resultado é esta banda sonora para um lugar imaginado, ponto de encontro de linguagens diferentes, de músicas diversas, de identidades próprias. Mais uma notável peça a somar à discografia da Ronda dos Quatro Caminhos, pela qual se conta uma singular história de quase 25 anos a reinventar e difundir a música de raiz tradicional portuguesa.


Agora é o tempo do reencontro. Com as vozes e os adufes das montanhas, com o cante da planície, com as polifonias ancestrais da tradição erudita, com o rigor da música
escrita. Dois concertos que vão levar 70 pessoas aos palcos da Aula Magna e do Teatro Sá da Bandeira, onde se fará a apresentação integral de Sulitânia, com novos arranjos para orquestra, recuperando também temas essenciais na história do grupo e revelando outros inéditos, que vão já apontando para novos caminhos.

Sem comentários: