sábado, 28 de março de 2009

NOVO DISCO DE a JIGSAW A CHEGAR ÀS LOJAS




Lançamento de Like the Wolf, o novo álbum dos a Jigsaw, dia 6 de Abril


A RewindMusic tem o prazer de anunciar que no próximo dia 6 de Abril será lançado o segundo álbum dos a Jigsaw com o nome Like the Wolf. A partir desta data estará disponível o novo trabalho desta banda nas várias Fnac espalhadas por todo o país. O primeiro single intitula-se de “Red Pony” e já pode ser ouvido na página Myspace da banda.


Like the Wolf é um trabalho amadurecido pelo tempo. A figura central do álbum terá abandonado a posição aterradora ocupada no imaginário infantil e chega até nós como um fiel amigo. O resultado é uma junção de elementos surpresa, ora pueris, ora tentadores: o banjo, a guitarra e a harmónica acompanham a voz de João Rui, o Glockenspiel e a melódica juntam-se ao violino de Susana Ribeiro, as percussões e o contrabaixo pontuam as músicas pelas mãos de Jorri. Também a autoharp, o harmonium, o ukulele e o bombo tradicional nº 9 a judam à festa numa sonoridade com raízes mergulhadas no folk, no country e nos blues.


Becky Lee trouxe a sua voz aos estúdios AudioPlay, onde este álbum terá sido engendrado. O mesmo fizeram Gito e Miguel dos Soaked Lamb, que ofereceram o contrabaixo e a bateria a duas músicas dos a Jigsaw. Carlos Ramos (Pluma) juntou-se à lista de convidados com a sua bateria. O resultado poderá ser comprovado a partir do dia 5 de Abril, num concerto de pré-lançamento. Este terá lugar na Fnac de Coimbra, a cidade natal da banda. Até lá aguardamos a sua visita no blog e no site Myspace dos a Jigsaw, onde poderá consultar a agenda de concertos e seguir o rasto dos a Jigsaw.


Os a Jigsaw são uma banda de Coimbra, ligada à editora Rewind Music, que conta já com um EP From Underskin (2004) e um álbum Letters from the Boatman (2007) na sua discografia.
João Rui, Jorri e Susana Ribeiro são os três elementos desta banda que se entregou à sonoridade folk, country e blues. Com o tempo, vieram a assumir-se como um trio multi-instrumentalista, surpreendendo o público com músicas revestidas de uma variada panóplia de instrumentos. Da sua caixa de surpresas pode erguer-se uma guitarra e uma harmónica, um banjo e um contra-baixo, as mais variadas percussões (desde as castanholas, até ao bombo tradicional nr.9), teclados, violino, Glockenspiel, harmonium, melódica, autoharp e ukulele.
No currículo desta banda, podemos encontrar a actuação ao vivo no programa comemorativo dos catorze anos da Antena 3. O single Lion’s Eyes Louder havia chegado ao primeiro lugar do top A3-30 da mesma rádio, onde permaneceu por várias semanas, duas delas no segundo lugar.
Após finalizarem a “Boatman’s Tour 2008”, rumaram a várias salas de concerto sob o nome “LivingRoom Tour”, que cessou com a entrada em estúdio no culminar do mês de Novembro. Não sem antes serem convidados no mês de Outubro, pela Antena 1, a participar num programa acerca de um acontecimento muito especial: o lançamento de uma colectânea de músicas de David Bowie. Desta experiência, ficou uma versão do tema “Rebel, Rebel” e que o público pode recordar no lastFm da banda.
Desde então, os a Jigsaw têm estado isolados em estúdio, comunicando com o público através de um blog. Nele estão inscritos relatos na primeira pessoa que adquiriram a forma de um diário de bordo. Esse blog continua activo e pontuando cada passo dos a Jigsaw.


Sem comentários: