quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rui Reininho - Casino da Figueira da Foz - 24/07/09



Alinhamento do concerto


Melhor que o Vinho do Porto!


Concerto entre o ambiente mais intimista, que este tipo de espaçonormalmente proporciona, e o mais efusivo, que o senhor que estava em cima do palco fez questão de transmitir, sempre de maneira sóbria e com muita classe.
Com um disco apenas para apresentar, o alinhamento socorreu-se de algumas versões alheias, onde cabe destaque para uma idiossincrática releitura de "Anarchy In The UK" dos Sex Pistols, bem como uma homenagem "esp(e)acial" a David Bowie com uma "Space Oddity" em tons quase "smooth jazzy".
Ponto alto num desfiar de canções que compõem o reportório de «Companhia das Índias», para "Morremos A Rir", tema composto por Slimmy, feito mesmo à medida da voz e carisma de Rui Reininho, seguramente um dos últimos, únicos e verdadeiros "dandys" portugueses. Acompanhado de uma banda onde pontua o multi-instrumentista ArmandoTeixeira, senhor de uma versatilidade a toda a prova, apenas faltou a presença de outro nome grande do panorama musical português, Alexandre Soares, ausente por motivos de saúde.
Com um percurso ímpar no mundo da música nacional, Rui Reininho merece todo o respeito dos seus pares e, como se verificou neste concerto, de um público composto por franjas etárias bem diversificadas. Porque, convenhamos, tal como o vinho do Porto (cidade sempre omnipresente, apesar da sua mudança recente para a capital), Rui Reininho está cadavez melhor com o passar dos anos (e já lá vão alguns!).

Texto Fernando Alves

Sem comentários: