sexta-feira, 21 de agosto de 2009

NOITES RITUAL ROCK 2009




18ª Edição
28 e 29 de Agosto 2009
Jardins do Palácio de Cristal – Porto
Entrada Livre


Começaram em 1992, numa altura em que o panorama musical do Porto se confinava a raras iniciativas pontuais, exigindo, por isso, o nascimento de propostas regulares, capazes de desenvolver de forma estruturada a vida cultural da cidade.


Fez-se, ao mesmo tempo, uma opção que poderia não ser a mais fácil mas que parecia capaz de deixar sementes mais duradouras: a aposta na música portuguesa, criando um festival de carácter único no país inteiro. Assim nasceram as NOITES RITUAL, que ainda hoje fecham o circuito nacional de eventos deste género (que desde então se multiplicaram por todo o território português).


Uma iniciativa de Câmara Municipal do Porto com Organização da Porto Lazer, são mais duas jornadas de festa, com ENTRADA LIVRE. Porque a música – portuguesa – merece estas Noites Ritual, as únicas que lhes são exclusivamente destinadas, desde há já 18 anos consecutivas. E são dois os palcos que se enchem com as apostas recentes, as entradas discográficas no mercado, os nomes mais que confirmados no panorama nacional.


Na primeira noite, a começar FOGE FOGE BANDIDO (novo projecto de Manel Cruz) seguido dos DEAD COMBO, e para terminar, DEOLINDA, uma mais recentes descobertas da música portuguesa.


O Palco Ritual e os novos projectos a serem descobertos, traz-nos ONE MAN HAND, NOISERV e PELTZER.


A segunda noite do festival continua com OS PONTOS NEGROS, BLIND ZERO (a antecipar o seu novo álbum “Luna Park”) e para encerrar o cartaz principal os MÃO MORTA que connosco vão comemorar os seus 25 anos de carreira.


O Palco Ritual, é tomado de assalto com mais três novas bandas, os HOT PINK ABUSE, PAUL DA SILVA e para terminar ANDREW THORN.


Vão ser assim as Noites Ritual 2009, com mais actividades, surpresas e como sempre a celebração da música nacional.


ABERTURA DE PORTAS: 21.00 H

INÍCIO DOS ESPECTÁCULOS: 21.30 H
INFOLINE: noitesritual@xinfrim.pt | www.noitesritual.com |www.portolazer.pt


ACTIVIDADES PARALELAS


Exposição Fotográfica


Palco & Bastidores


Dar a conhecer ao público as diferentes etapas, que fazem parte do percurso diário de uma banda é a finalidade desta exposição.


Da sala de ensaios ao estúdio de gravação, passando pelas sessões fotográficas, bastidores, gravações de videoclips, a vida na estrada culminando naquele que é o seu habitat natural: O Palco.


Nesta exposição, encontrar-se-ão reunidos diversos momentos, de vários projectos distintos, que foram acompanhados e captados pelas objectivas de Quico Serrano (Musico/Produtor), Álvaro Ramos (Técnico de som/Produção de Eventos) e Alberto Almeida (Fotografo/Musico).


Foyer da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal)
Sexta 28 e Sábado 29 de Agosto
das 15h00 às 21h00


Projecção de Video


Bruno Aleixo [Exibição]


Em Novembro de 2008 que Bruno Aleixo, fenómeno da internet, chegou à televisão (Sic Radical) e de imediato transformou-se num programa de culto.


Foi a estreia, nas lides televisivas de Bruno Aleixo, a mais sábia criatura a habitar em Portugal, com a apresentação de um talk show produzido, apresentado e transmitido directamente de sua casa.


Com a astúcia que lhe é característica, Bruno Aleixo comenta a imprensa noticiosa, dá voz aos telespectadores opinantes, oferece prémios e apresenta trailers de filmes, sem esquecer as habituais entrevistas a caras bem conhecidas da nossa praça. Tudo o que deve constar num talk show digno e mofento.


Atentos ao sucesso, e no âmbito do programa paralelo das Noites Ritual, iremos exibir a primeira série do programa.


Será uma ‘maratona’ constituída por 7 episódios com 25 minutos cada, a decorrer no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nas tardes do Festival, dias 28 e 29 de Agosto.


Será também um bom pretexto para um passeio que nos ‘belíssimos’ jardins do Palácio de Cristal e espreitar a exposição fotográfica ‘Palco & Bastidores’ presente no Foyer da Biblioteca das 15h00 - 21h00.


Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal)
Sexta 28 e Sábado 29 de Agosto
15h00 – 18h30 – episódio de 1 a 7
18h30 - 21h00 – repetição


Feira Alternativa


Local: Avenida das Tílias
Horário: das 15h00 às 02h00
Venda de CD’s, DVD’s, artesanato, merchandising, acessórios de moda, bijutaria, vestuário, etc.

Sem comentários: