sábado, 29 de agosto de 2009

NOVIDADES DE HIATA

HIATA surge no Outono de 2005, usando as novas tecnologias como forma de criar e comunicar ideias entre os três elementos fundadores (Tai – voz e produção; Gito – voz; Al – composição e instrumentos), apenas com o intuito de satisfação pessoal e evolução musical.

Estritamente virtual, sem ensaios nem espaço físico de encontro, utilizando a Internet como meio de composição,nasce a edição independente de um álbum denominado "Poisoned Waters" e a gravação de um video-single "I might live again", em Dezembro de 2006.

A necessidade de materializar este projecto, deu origem a uma nova formação da banda, à qual, em Janeiro de 2007 se juntaram novos elementos (Ben - bateria; Trunfa - baixo; Santos - guitarra) que possibilitaram a apresentação da banda ao público.

Até ao final de 2008 a banda teve várias actuações ao vivo e trabalhou na criação do 2º álbum que ainda se encontra em fase de composição com vista a sair no ano de 2010.

Após um breve hiato provocado pela saída do Ben (baterista) no final de 2008, HIATA lança em Julho de 2009 o EP "Poisoned Waters RE-issue", com 6 dos 15 temas apresentados no álbum antecedente "Poisoned Waters" (2006), que contam com a participação dos novos músicos que compõem a actual formação, e do novo baterista (Johnny Drummer) que entrou para a banda no início de 2009. A gravação deste EP surge pela necessidade de transpor para as músicas a experiência acumulada nos concertos, e de introduzir novas ideias construídas ao longo destes 2 anos.

É um EP mais actual e representativo do que estam a fazer neste momento, com uma sonoridade nova e fresca. Auto denominado de Symphonic Landscape Rock, o som dos Hiata, influenciado pelo rock dos anos 70, 80 e 90, apresenta uma variedade de texturas sonoras que remetem para um cenário paisagístico detalhado, colorido com arranjos orquestrais, onde a dicotomia luz/sombra está sempre presente.

Em simultâneo com o EP, é lançado um novo vídeo-single "Poisoned Waters", realizado, ilustrado e animado pelo artista João Rubim em Inglaterra, assim como um novo site.

A banda está neste momento a ensaiar regularmente com o objectivo de poder promover o seu trabalho ao vivo, enquanto dá vida ao próximo álbum.



Hiata - Poisoned waters EP 2009 (Re-issue) from Hiata on Vimeo.

Sem comentários: