segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOVO DISCO DE ÖLGA EM SETEMBRO





Formado em 2001, este projecto foi originalmente composto por quatro elementos: Diogo Luiz na bateria; João Hipólito no baixo, guitarra e bateria; João Teotónio na guitarra e teclados; e Rodrigo Filipe no violoncelo. Actualmente, e desde meados de 2004, a banda é formada pelos três primeiros.

Após um ano inteiramente dedicado à exploração das suas capacidades técnicas e criativas, gravam a sua primeira maqueta, fortemente influenciada pelas dinâmicas oscilantes e introspectivas do pós-rock praticado no continente europeu.

Em Junho de 2003, atingem a final do concurso de bandas Rockastrus e são considerados a banda mais original do concurso, motivando o contacto do produtor Paulo Miranda, com quem vêm a gravar o EP de estreia "Ö", dois meses mais tarde, no Ampstudio em Viana do Castelo. "Ö" é editado em Fevereiro de 2004 com selo BorLand.

Reduzidos a trio, os ÖLGA seguem novos caminhos de experimentação abrindo portas a um som mais intenso e ritmado. No fundo, com uma essência mais rock. Em Agosto de 2004, entram novamente em estúdio e gravam o primeiro álbum "What is", desta vez nos Estúdios Sinal 26 (Bairro Alto). O disco é lançado no mercado pela BorLand no início de 2005 com o single ‘Money’.

Em 2007, dá-se o início do processo de gravação do novo álbum "LA RÉSISTANCE" que é deveras marcante para a banda.

Após as sessões de gravação no estúdio Toolateman (Cascais), a banda decide assumir o comando das operações e avançar com uma edição de autor. A mistura do álbum é realizada no estúdio Golden Pony (Lisboa) com a preciosa ajuda de Eduardo Ricciardi e, mais tarde, masterizado em Nova Iorque por Tom Durack (que já trabalhou com Lou Reed, Ettiene Daho, B-52’s, Diana Ross, etc.).

No dia 7 de Setembro de 2009 chega às lojas o mui aguardado segundo álbum "LA RÉSISTANCE". Partindo de uma base rock, é um disco eclético que vive de detalhes, nomeadamente, ao nível de arranjos instrumentais (percussão, metais e cordas) e de jogos vocais. "LA RÉSISTANCE" é o resultado do momento revivalista e sonhador que a banda atravessa, fortemente inspirado no rock alternativo e psicadélico dos anos 60 e 70.

"It’s Alright", o primeiro single retirado deste novo disco, sintetiza o espírito dos novos caminhos sonoros traçados pelos ÖLGA, depois de um período de intensas viagens introspectivas. "It’s Alright" é o primeiro grito da ideologia revivalista que marca a renovação da banda.

Sem comentários: