segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ALMA PORTUGUESA




O título desta colectânea, sustentada pelos 3 primeiros volumes 'Fado', 'Canções' e 'Música Popular Portuguesa' pretende ser uma trilogia de referência na Música Portuguesa.


A OVAÇÃO, presta assim um tributo às grandes vozes, aos grandes autores e compositores e à Língua Portuguesa.
Os cds incluem mais de 30 grandes artistas, o que espelha também a diversidade e o potencial do catálogo de música pertencente à OVAÇÃO.


CD1 – CANÇÕES


Encontramos neste primeiro volume, um leque de famosas canções, autênticos clássicos da música ligeira portuguesa.
Grandes cantautores nacionais, tais como José Jorge Letria, José Cid, Carlos Mendes, Pedro Barroso, Paulo Carvalho, José Fernando e Fernando Tordo, os prestigiados poetas David Mourão Ferreira e Ary dos Santos são alguns dos nomes sonantes que, através de vozes sublimes, marcaram para sempre a História da canção nacional.
Tony de Matos, Fernando Girão, Carlos Guilherme, entre outras, são um retrato da diversificação dos conteúdos desta colectânea.
Temas dos anos 80, enormes sucessos comerciais que a rádio e os 'media' em geral divulgaram intensamente: “Não há nada pra ninguém” de Mário Mata, “Já não há heróis” dos InLoco e 'Aqui Já Não Dá' de Tó Leal, acompanham canções de outras épocas como por exemplo 'Lado a Lado' celebrizada pelo cantor mais romântico da música portuguesa.


CD2 – MÚSICA POPULAR PORTUGUESA


O segundo volume da trilogia “Alma Portuguesa” é dedicado à Música Popular Portuguesa. Um trabalho de selecção criteriosa e cuja edição integra grupos tão reconhecidos como Ronda dos 4 Caminhos, Navegante, Romanças ou Santiago. Além de temas tradicionais com perfil popular, este segundo volume ainda nos surpreende com a presença de um dos novos grupos-sensação nacionais - “Assobio” cuja musicalidade se centra no tradicional, embora inclua já variados sons de origem electrónica. Os Assobio, grupo musical de origem da Guarda, tem agradavelmente surpreendido os media com a nova roupagem que dão às canções e com uma voz que em tudo nos fascina. Ao longo dos 11 temas deste segundo volume, podemos ouvir os mais tradicionais intrumentos portugueses: a gaita de foles, os adufes, os acordeões e concertinas, as guitarras campaniças, os bombos e tambores, o cavaquinho e a viola braguesa e os ferrinhos.
Do mais popular Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel, passando pela renovação musical e fusão dos Quadrilha, de Arlindo de Carvalho um dos autores/compositores mais cantados, aos inconturnáveis Adiafa e Seara Jovem - numa homenagem justa ao Alentejo, até aos ritmos da chula ou à beleza da valsa, são factores surpreendentes que se fazem ouvir nesta ediçao.


CD3 – FADO


O Fado é a “Alma Portuguesa” por excelência. A Palavra que é cantada, os dedilhados únicos e a sonoridade da Guitarra Portuguesa e as vozes tão expressivas, fazem do Fado a Alma do Povo Português.
Portanto, motivo mais que suficiente para que a Ovação o incluísse, fechando com chave de ouro o terceiro volume desta trilogia. Fugindo ao óbvio, apresentam uma selecção muito rigorosa do que pode ser considerado ilustrativo do melhor do Fado. O disco abre com uma obra notável à guitarra do Mestre Custódio Castelo, cuja sonoridade bamboleia entre os sons multicores e tradicionais num original de sua autoria “Quase morna”. Rodrigo, Alexandra, Vicente e Nuno da Camara Pereira ou Lenita Gentil são alguns dos fadistas com grande actividade musical que encontramos nesta edição, provando que o Fado está mais vivo que nunca!
A propósito, relembrando os 50 anos de carreira, podemos ouvir Maria da Fé em “Meu Portugal, meu Amor” escrito por José Luis Gordo numa composição de Fontes Rocha.
O disco termina com três Tesouros do Fado: Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Fernando Maurício.

Sem comentários: