quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ANTÓNIO CHAINHO COM NOVO DISCO




Apresentação:


Auditório do Edifício Sede do Montepio, Lisboa
18 Março 18.30h Entrada c/ convite


Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
20 de Março 21.30h €6,00 – plateia e balcão


Lisgoa: novos descobrimentos


«Parece sempre que não há mais nada para fazer – mas há». Quem o diz é Mestre António Chainho, que quase sem querer resume numa frase a sua longa carreira e a vontade que a motiva.


De facto o mundo parece não chegar para o homem que fez da guitarra portuguesa o seu amor e a sua missão. Depois de acompanhar os grandes fadistas do seu tempo, António Chainho sentiu a necessidade de afirmar o que lhe estava na alma e não se podia limitar ao fado. Nessa altura, tomou a decisão corajosa de se lançar como solista; e hoje só podemos estar agradecidos por isso.


Lisgoa, o novo disco e projecto de Mestre Chainho é mais uma escala no mapa dos afectos que o guitarrista tem desenhado no planeta. Desta vez viajou para a Índia e encontrou cumplicidades e diferenças que quis trazer para o seu mundo musical e partilhá-lo connosco. Os cúmplices nesta aventura não poderiam ser melhores: para as colaborações vocais indianas, Lisgoa conta com dois cantores consagrados no seu país: Sonia Shirsat e Remo Fernandes, que cantam em Concanim, dialecto goês com muitas contribuições do português; para os temas cantados em Hindi, há a espantosa voz de Natasha Lewis; e para a ponte portuguesa, Mestre Chainho conta com Isabel de Noronha, companheira de aventuras musicais anteriores e que garante a alma fadista nesta longa viagem. Tiago Oliveira na guitarra clássica, Paulo Sousa na cítara, Raimund Engelhart nas tablas, Ruca Rebordão nas percussões, Rodrigo Serrão no contrabaixo, Mohamed Assani nas tablas e cítara, Marc Rapson nos sintetizadores e Carlos Barreto Xavier (que produziu, assegurou a direcção musical e toca teclados e piano) completam a equipa de músicos-viajantes que fizeram nascer Lisgoa.

Depois do Brasil e de África a guitarra portuguesa passa pela Índia, num casamento perfeito entre o sagrado e o profano, entre a lágrima e a festa. O ponto de partida e de chegada desta viagem é universal, como há muito António Chainho nos tem mostrado: esta jornada começa e acaba na alma. E nesse aspecto, Lisgoa é um dos mais belos descobrimentos.

ALINHAMENTO: "LISGOA" CD-DIGIPACK
1) Ao encontro do Oriente 2’47"
2) Disseste-me 3’57"
3) Beijo de sal 4’03"
4) Alísios 6’31"
5) Panch Vorsam 3’41"
6) Zindagi Ke Safar Mein 3’47"
7) So Ja Rajkumari 6’08"
8) Lisgoa 5’37"
9) Ghar Aaja Pardesi 3’57"
10) Mera Joota Hai Japani 3’17"
11) Bangalore 3’29"
12) Adeus 3’22"
13) De Mandovi ao Tejo 4’41"

Sem comentários: