segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UXU KALHUS LANÇAM DVD



Lançamento do DVD ao vivo "10 anos de folk em português” Concerto/ Baile

4 Dezembro 2010, Sábado, 22h00Hard Club, Porto

Entrada: 7,5 € Na compra do bilhete, DVD a 5 €

Os Uxu Kalhus comemoram 10 anos de existência em 2010 e assinalam a data com o lançamento do DVD "10 anos de folk em português", um concerto gravado com som directo no Festival Andanças 2010.

Os Uxu Kalhus comemoram 10 anos de existência em 2010 e assinalam a data com o lançamento do DVD "10 anos de folk em português", um concerto gravado com som directo no Festival Andanças 2010.´

Em 10 anos de existência, os Uxu Kalhus lançaram dois cd’s (“A revolta dos badalos”, 2006 e “Transumâncias Groove”, 2009) e apresentaram mais de 600 actuações ao vivo em formato bailes e concertos no país e no estrangeiro. Com actuações vibrantes, uma postura irreverente e sempre fiéis à sua estética folk-rock de fusão, Uxu Kalhus estão constantemente a renovar as fronteiras do Tradicional.

Porque hoje o folk de identidade já não é local mas sim global, Uxu Kalhus assumem-se como um grupo português contaminado pelas sonoridades do mundo actual. Composições elaboradas e arranjos complexos desafiam regras e surpreendem quem escuta os temas gravados; mas é ao vivo que Uxu Kalhus se libertam, transformando-se num colectivo orgânico que leva as suas capacidades ao limite, numa mescla de energia e sentimento, trocando o conforto da previsibilidade pelo risco constante da improvisação.

Os Uxu Kalhus são compostos por Joana Margaça (voz), Paulo Pereira (sopros), André Lourenço (teclas), Tó Zé (guitarras), Eddy Slap (baixo) e Luís Salgado (bateria) e nasceram em 2000 com o objectivo inicial de divulgar as danças portuguesas em França. Cedo revelaram a sua vocação de grupo folk português algures entre os universos da Fusão e das Músicas do Mundo. As composições do grupo alternam arranjos de sonoridades que acompanham as danças portuguesas (raramente utilizadas fora do universo folclórico tradicional) com influências diversas de cada um dos seus elementos para obter um resultado original no panorama nacional e internacional. A sua maior força é a prestação contagiante ao vivo, que incita o público a dançar e a explorar o folk nacional.

Entre mais de 600 bailes/concertos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Macau e Itália, houve a necessidade de registar as criações sonoras em dois cd´s. No primeiro - A Revolta dos Badalos de 2006, o Malhão, a Erva cidreira, o Mata Aranha, o Saraquité ou o Regadinho adquirem uma dinâmica nova, fracturante, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum n´Bass e Hip Hop. Com o segundo álbum Transumâncias Groove de 2009, a "revolução" na música tradicional dá ainda mais um passo no aprofundar do Folk nacional, com originais do grupo para danças como o Vira, o Corridinho e as Saias.

Voz: Joana Margaça
Sopros: Paulo Pereira
Teclas: André Lourenço
Guitarras: Tó Zé
Baixo: Eddy Slap
Bateria: Luís Salgado

Próximas datas de apresentação:
Clube Oriental de Lisboa
11 de Dezembro, Sábado, 22h30
Viva a Música / Antena 1
13 de Dezembro, Segunda

Myspace

Sem comentários: