quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DARKO COM PRIMEIRO DISCO



“Borderline Personality Disorder” é o disco de estreia do projecto DARKO, liderado por Zé Manel, que aos 23 anos decide encetar um novo capítulo na sua vida profissional, depois de se ter destacado durante 8 anos como vocalista e letrista dos Fingertips.

Numa clara alusão ao brilhante filme de culto “Donnie Darko” de Richard Kelly, DARKO é a expressão de um alter ego com vontade de se expressar livremente, através das músicas e letras que foi acumulando ao longo dos anos. O resultado é a criação deste primeiro álbum a solo, um trabalho extremamente intimista, transparente e inspirador, que reflecte o seu crescimento enquanto ser humano e nos transporta aos mais diversos tipos de emoções.

“Darko não consegue ser mais do que simplesmente eu. Neste momento sinto que não podia fazer algo diferente. É um trabalho tão pensado como espontâneo e é com orgulho que afirmo ter feito o disco que quis, da forma mais simples que pode existir: com franqueza e amor a tudo o que vivi. As máscaras vão cair e finalmente vou poder cantar a minha história sem pretensões e acima de tudo poder voltar a ser banda sonora da vida de tantas pessoas especiais e inspiradoras.
Gostava muito que vivessem esta história comigo e que Darko fosse a casa de todos os que gostam da minha música.”

O tema de avanço escolhido chama-se “DEFINE JOY” e já integra as playlists de rádios de norte a sul do país. Uma canção que reflecte os paradoxos da sociedade moderna, das relações amorosas, das dúvidas profissionais e inquietações pessoais. Fala-nos de como a felicidade é tão relativa e um estado temporário, efémero. “Quem se atreve a definir felicidade? Eu não.”

“Borderline Personality Disorder” foi gravado entre Junho e Dezembro de 2010 no RD Estúdios, em Setúbal, com produção de Rui David e co-produção de Zé Manel. Do projecto DARKO fazem parte Jorge Oliveira (bateria), Jorge Loura (guitarras), Alexandre Leão (baixo) e Miguel Amorim (teclas), um magnífico grupo de músicos com quem Zé Manel conseguiu encontrar a receita ideal para “vestir” as suas canções.

Em estúdio, DARKO foi acompanhado por convidados especiais como Nuno Flores (violino), Nuno Conceição (violoncelo), Miguel Stanley (2ªs vozes em “The Waterwalker”) e Sandra Celas (dueto em “Para Nunca Mais (Acordar)” – o primeiro tema português do seu repertório).

A edição especial de “Borderline Personality Disorder”, exclusiva FNAC, conta com dois temas extra: “Not your fucking daddy”, escrito para a Banda Sonora de uma curta-metragem ibérica, dirigida por Carlos Montes e Hugo Aparício, que aborda o complexo de Electra. “Feed You With Our Love”, é a música que servirá de base a uma campanha da AHRESP contra a fome e conta com a participação de Mónica Ferraz (Mesa) e Rui David (Hands On Approach).

POR DETRÁS DE DARKO ...

A paixão pela música despontou muito cedo, aos 6 anos: agora com 10 anos de carreira, Zé Manel promete ser um dos artistas mais promissores no panorama nacional.

Compositor, letrista e intérprete galardoado, já garantiu as primeiras partes de artistas internacionais como Nelly Furtado, Queen e George Michael, entre outros.

É também modelo, escritor (em 2009 editou o seu primeiro livro, o romance "Inquietude"), apresentador de televisão e um dos sócio-fundadores da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas. Em Setembro estreou-se como argumentista e actor na curta-metragem "Amar demais", do realizador Pedro Bravo, ao lado dos actores António Capelo e Mafalda Matos.

www.facebook.com/welcometodarkoonline


www.myspace.com/darko_online


Sem comentários: