terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANTÓNIO ZAMBUJO COM DISCO NOVO EM ABRIL








António Zambujo edita “Quinto” a 2 de Abril. Este será precisamente o quinto disco da carreira de António Zambujo, cuja obra tem sido elogiada e referenciada em todo o mundo, especialmente no Brasil, onde a sonoridade de António Zambujo tem ilustres apoiantes como Caetano Veloso, Jô Soares, Vanessa da Mata ou Roberta Sá, entre outros.

Um dos trunfos de Zambujo é a fórmula que aplica nas suas composições e estrutura musical: tendo o fado como matriz, o músico introduz elementos do jazz, bossa nova, morna e do cante alentejano, conferindo-lhe uma identidade sonora única. Os seus últimos dois trabalhos foram considerados ‘Top of the World Album’ pela reputada revista inglesa Songlines. António Zambujo conta com a colaboração de músicos oriundos de distintas áreas da música, desde a música clássica ao fado e ao jazz, o que lhe permite fazer várias abordagens ao longo do disco.

Além de originais de António Zambujo, o disco conta com composições de Pedro Silva Martins (Deolinda), Márcio Faraco, Rodrigo Maranhão e Miguel Araújo Jorge (Os Azeitonas) e letras de João Monge, Nuno Júdice, Maria do Rosário Pedreira e José Eduardo Agualusa, entre outros, tudo produzido sob a coordenação de Ricardo Cruz.

“Quinto” tem edição prevista para o dia 2 de Abril. O disco será apresentado no dia 24 de Abril no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, concerto inserido no Ciclo Musicas dos Mundo, pelas 21h00. O espetáculo conta com direção musical de Ricardo Cruz.

Sem comentários: