sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A OUT.RA APRESENTA



















Sábado, pelas 17h, inaugura um ciclo informal de concertos por várias das tascas e tabernas míticas do Barreiro aos sábados à tarde.

Para começar, vão à carismática taberna do Papagaio, com dois concertos a solo de duas figuras de excelência da música no Barreiro: Ernesto Silva (Nicotine's Orchestra, Funkaína, Chickenálise, etc), numa das suas raras aparições sozinho à guitarra, e Vítor Lopes (Frango, Olive Troops SOS, Brucelose, etc) num esperado solo de órgão.

Em Março, voltam em grande com concertos no Teatro Municipal e no Bar dos Ferroviários, e com a sua campanha de angariação de sócios, desta vez com novos parceiros, novas regras e modos de funcionamento. Muito em breve  mais informações.

GUILHERME DA LUZ
KOSMICME

Membro dos Tantra, instituição lendária do rock progressivo luso, Guilherme da Luz é provavelmente o músico nacional com maior curriculum na exploração das tonalidades cósmicas do som em estado puro.

A sua música aparece num continuum sonhador e meditativo herdeiro das grandes aberturas ao infinito da electrónica alemã nos anos 70 (com especiais afinidades ao som de uns Tangerine Dream ou um Klaus Schulze), num percurso que tem vindo a trilhar há mais de uma década, muito antes, portanto, da recente vaga de experimentalistas relativamente jovens obcecados com as maravilhas do krautrock e dos sintetizadores analógicos.

Kosmicmeditation é uma das muitas encarnações na imensa discografia de Guilherme da Luz, ramificação da sua visão holística do som que se espraia por designações como Kosmichurch ou Kosmicdream (sob a qual deu um fantástico concerto no Convento da Verderena, no OUT.FEST 2010).

Música celestial feita por sintetizadores analógicos, modificados e adaptados pelo próprio Guilherme da Luz, de carácter único e inimitável, para uma viagem a galáxias distantes.

http://www.da-luz.net/

Teatro Municipal do Barreiro (C.C.Pirâmides, Rua Vasco da Gama)
Entrada: 4€
Nota: A lotação do Teatro Municipal é limitada, pelo que aceitamos reservas para info@outra.pt

ESPECIAL CAFETRA RECORDS
PEGA MONSTRO
KIMO AMEBA
ÉME
POW!*
*convidados locais

Já todos sabemos que isto dos hypes tem muito que se lhe diga, e ninguém leva a mal um entusiasmo sazonal uma vez ou outra. Mas nem todos os hypes são iguais, é claro: os putos da CAFETRA, editora com apenas 2 anos, de Lisboa, não enganam, vão estar aqui muito tempo  a pica que têm em fazer música, a lata que tem a música que fazem, não estão ao alcance de qualquer um; sentimos na balbúrdia lo-fi da maioria dos projectos que editam um feeling e um talento descomunais para esta coisa do rock sem merdas, avesso a qualquer outro objectivo que não o Fazer, com F grande.

Quando é assim, quando isto soa tão genuíno e vital como a bendita geração Bee Keeper nos anos 90 (e as semelhanças são muitas, mesmo que nenhum destes putos tivesse sequer 10 anos quando andávamos loucos com Pinhead Society, Radioactive Man ou esse património superior barreirense, os Unladylike Scream), só temos que abrir a porta e celebrar, sem pretensões, e sentir a alegria que há em haver malta que pega nas guitarras e bate nas peles porque TEM que ser, que consegue abstrair e olhar de alto para a hiper-consciência histórica que cada vez mais temos da música sem estar assim tão preocupada em saber se aquilo que faz é novo, se estão ou não a caminho de reinventar a roda  por acaso, até costuma ser precisamente essa malta que acaba por, um dia, chegar de facto a caminhos e a sons ainda por trilhar. Mas o futuro interessa cada vez menos  estes putos são o presente, e o presente é bom.


16 Março
21h30
Bar do G.D. Ferroviários (por baixo do viaduto da Recosta / Pingo Doce / Estação Fluvial)
ENTRADA LIVRE

http://www.outra.pt/

Sem comentários: