quinta-feira, 26 de abril de 2012

FADOMORSE COM NOVO TRABALHO









Fadomorse: 13 anos, um álbum triplo e o primeiro single a 1 de Maio.

FADOMORSE COM RUI VELOSO, EMMY CURL, FILIPE RAPOSO E MUITOS OUTROS.

"Magála Invisível" é o novo álbum (triplo) que, ao cabo de mais de uma década (13 anos), continua a revelar os Fadomorse como um dos mais relevantes projetos de música portuguesa. "Digo-me Adeus" é o primeiro single deste novo disco, que junta a voz de Hugo Correia à de Emmy Curl. Rui Veloso, Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio) e Filipe Raposo fazem parte de um elenco de participações de luxo em "Magála Invisível".

Com lançamento marcado para os dias 17 de maio (Teatro do Bairro - Lisboa), 19 de maio (Hard Club - Porto) e 24 de maio (Estaleiro Teatral - Aveiro), Magála Invisível é, provavelmente, um dos primeiros álbuns triplos da história recente da música portuguesa. Junta-se assim a uma discografia composta por "Gritar o Fado" (2002), "Entrudo" (2004), "Gritar o Fado - Revisitado" (2005), "Popetnico" (EP, 2006) e "Folklore Hardcore" (2008).

13 anos volvidos, passaram pela formação dos Fadomorse cerca de 45 músicos que levaram este projeto ímpar por centenas de concertos em Portugal e Espanha, e um pouco por todo o mundo, da Malásia ao México.

RUI VELOSO COM FADOMORSE

Rui Veloso é o símbolo maior de várias gerações e um ídolo para quase todos os elementos de Fadomorse. O convite para a participação neste novo disco foi feito ainda em palco no São Luiz (Lisboa), após um concerto da banda a que Rui Veloso assistiu, mostrando-se logo disponível em colaborar com os Fadomorse. Por outro lado, se Rui Veloso é uma referência inabalável na cena musical portuguesa, Emmy Curl, de origem transmontana, representa uma nova geração de artistas igualmente genuínos que procurarm uma identidade própria a partir da sua liberdade criativa.

Joe Medicis (Trabalhdores do Comércio), Carlos Martins (Caruma), Rui Babince (Touro e Teia), e Carlos Barros (DWS) fazem também parte do elenco de convidados. No disco instrumental colaboram ainda Filipe Raposo, André Silva, Jorge Queijo, Jeffery Davis e muitos outros.

FADOMORSE AO CUBO

Não é um, não são dois... mas três os discos incluídos em "Magála Invisível".

O conceito Fadomorse Magála Invisível (FMI) foi criado em 2009, momento em que a banda decidiu comemorar os 13 anos de vida com um álbum que marcasse as fases, a pluralidade e a singularidade do grupo.

Três discos permitiram aos Fadomorse criar desde as canções "inocentes" do primeiro disco - temas simples confrontados com a complexidade instrumental da banda - até obras conceptuais como é o caso da que preenche os 59 minutos do segundo disco, denominado "Magála". O álbum encerra com "Invisível", o terceiro disco, mostrando um lado quase oculto dos "Fadomorse dos discos", mas que sempre fez parte dos concertos da banda: a música instrumental. Uma viagem desde a world music à música orquestral com a colaboração da Orquestra Sinfónica Transmontana Virtual.

Os bilhetes para os concertos de lançamento já se encontram à venda nos locais e em http://www.last2ticket.com/

SABER MAIS SOBRE FADOMORSE EM
www.musicverb.com/fadomorse

Sem comentários: