sábado, 28 de abril de 2012

FESTIVAL SANTOS DA CASA 2012



















De 05 a 28 de Abril a cidade de Coimbra acolhe a 14ª edição do Festival Santos da Casa.

O Santos da Casa é o mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa. No ar desde 92, está este ano a completar 20 primaveras. Diariamente entre as 19h e as 20h na antena dos 107.9FM, Fausto da Silva e Nuno Ávila levam o ouvinte numa viagem de uma hora pela música portuguesa. A qualquer hora do dia ou da noite em http://santosdacasa.blogspot.com/, notícias, reportagens e críticas a discos. O blog existe desde 2003, sempre com posts diários.

O Festival Santos da Casa começou quando a RUC fazia 13 anos, com 13 concertos transmitidos em directo do antigo Auditório Salgado Zenha. Daí para cá a filosofia mantém-se: trazer à cidade as bandas e artistas que o programa e blog do Santos da Casa divulgam, apostar, todos os anos, em bandas que nunca pisaram palcos à beira do Mondego.

No primeiros anos, montou-se a tenda no antigo Le Son. Desde que o espaço fechou procuraram–se todas as salas onde era possível mostrar musica, o que se tornou uma marca da casa: fazer um festival itinerante. Ao longo dos anos o Festival já passou pelo States Club, Museu dos Transportes, À Capella, Centro Norton de Matos, Salão Brazil, Via Latina, Sala Arte à Parte, Ar d’Rato, Corredor e Terraço da RUC, entre outros. Este ano vai experimentar novos locais: os espaços do CITAC e do TEUC.

Bandas? Todas as que brindaram os espectadores com concertos merecem todo o carinho e admiração, por isso, foram convidados para esta casa. No entanto, se pedirem algum destaque particular os olhos brilham um pouquito mais, quando se fala das noites vividas com mais público na sala, ou as estreias gloriosas que foram proporcionadas à cidade, ou as bandas que já com carreira cimentada, não abdicaram de vir ao festival, reconhecendo, desta forma, o trabalho desenvolvido pelo Santos da Casa. Assim, pode-se falar a título de exemplo dos concertos de PAUS, Bizarra Locomotiva, [F.E.V.E.R.], Sam the Kid, Chulage, Loto, Gomo, Fat Freddy, Linda Martini, Old Jerusalem, Tó Trips e Dead Combo e também A Naifa, mas todos encheram de igual modo as medidas de quem teve o privilégio de assistir.

Este ano a aposta continua a ser, claro, o universo da música portuguesa.

https://www.facebook.com/#%21/pages/Festival-Santos-da-Casa/195635083878081

Sem comentários: