quinta-feira, 31 de maio de 2012

NOVO FILME DE TIAGO PEEIRA















Música Vadia apresenta um filme de Tiago Pereiraapresenta um filme de Tiago Pereira

Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu

Em associação com a Povo Lisboa exibe-se dia 7 de Junho pelas 20h30, no Music Box, a ante-estreia do filme Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu.

A estreia do documentário, com data a anunciar, terá lugar no Pico, Faial e restantes ilhas dos Açores, bem como em Lisboa, onde estarão presentes músicos provenientes da ilha do Pico, para juntos dançarem a Chamarrita.

Não me Importava de morrer se houvesse guitarras no céu é um documentário do realizador Tiago Pereira, financiado pela direcção regional de cultura do Governo Regional dos Açores, que se dirige para uma consciencialização da opinião pública portuguesa sobre a existência e o valor único do seu património imaterial, em especial de uma prática musical coreográfica, proveniente dos Açores, a Chamarrita.

Com este trabalho, pretende-se descobrir e transmitir as influências a que estas comunidades foram expostas e o modo como se foram actualizando nas suas práticas quotidianas, num paralelismo constante e dinâmico com a história nacional. Esta dança é praticamente desconhecida no Continente Português mas, hoje em dia, especialmente nas ilhas do Faial e Pico, está muito viva e activa em vários tecidos da comunidade. Assim, procurar-se-á descobrir o que são hoje estas danças e como se envolvem com as pessoas, como se misturam com outros contextos e com outros sujeitos, como um músico personagem que procura na Chamarrita sons que o cativem, técnicas especiais de tocar a viola da terra, formas em que a dança se funde com as ilhas e com o seu isolamento. Propõe-se também contribuir para mudar a mentalidade negativa de olhar e pensar a cultura tradicional e popular portuguesa, dando a conhecer uma ideia de cultura bem mais rica e singular do que se possa suspeitar. Quer-se provocar um olhar renovado para as particularidades das práticas quotidianas que muitas vezes se desprezam, banalizam ou se perdem com o desaparecimento das gerações mais velhas. Ensinar as pessoas a considerar e a valorizar o seu património imaterial local. É urgente uma alfabetização da memória que ajude a criar em confiança, uma identidade contemporânea, saudavelmente inscrita no passado mas a reflectir as inovadoras perspectivas do seu futuro.

Entrada Livre
Data: 7 de Junho de 2012, às 20.30h
Local: Music Box Lisboa
Rua Nova do Carvalho, 24
Facebook: http://www.facebook.com/NaoMeImportavaMorrerSeHouvesseGuitarrasNoCeu

Sem comentários: