quarta-feira, 27 de junho de 2012

QUARTETO DE EDGAR NOGUEIRA LANÇA DISCO



















"O Trabalho de Edgar Nogueira é muito sério, sem duvida ambiçioso, denotanto uma execução de verdadeira qualidade, tecnicamente perfeita, sem nunca se desviar, contudo, de um certo espírito nostálgico – que está na alma do instrumento...

Ao pretender-se que a guitarra ultrapasse o acanhado campo de accção reservado aos eternos acompanhadores, isso não significa que se procure descaracterizar o instrumento, a sua sonoridade peculiar, a sua expressividade inconfundível, ligada a uma portugalidade incontornável – o que é tanto mais curioso, quando nem sequer se trata, nas suas origens, de um instrumento nascido em Portugal...

Mas é indiscutível que o som da guitarra contribui de imediato para que se possa identificar através da música toda uma série de elementos fundamentais da cultura do nosso país.

De Salientar ainda neste excelente trabalho de Edgar Nogueira, a irterligação entre o espírito da música imaginada pelo compositor e a execução técnica perfeita de quem a interpreta.

Além do seu valor imediato, este trabalho procura abrir novos horizontes aos guitarristas – e consegue-o, desejando-se apenas que a mensagem seja entendida e que os outros artistas vejam aqui motivos de incentivo para lutarem por uma tão justa como indispensável dignificação do seu instrumento, mesmo quando este se mantenha adstrito à estética de uma música que nada perde, antes se enobrece, com o ajdectivo: popular."

Maestro António Vitorino de Almeida

Sem comentários: