quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NOVO DISCO DE MOURAH EM 2013














Filho de dois melómanos, Mourah nasce em Lisboa (Cascais) num belo dia de verão. Ainda em criança emigra com a sua família para a Suiça. Cedo desperta para a música, cresce a ouvir Jazz e música clássica, dois dos estilos prediletos dos seus pais. Aos 10 anos começa com aulas de música no conservatório.

Mourah descobre através do seu irmão músicos que o viriam a marcar, tal como Prince, Massive Attack, Portishead e Eurhythmics, entre outros. Aos 16 anos forma a sua primeira banda, os Anticlockwise, um projecto assumidamente funk. Aos 20 anos vai para Londres, onde toca em jams com músicos de vários estilos, abrindo horizontes e enriquecendo assim a sua veia musical.

Lançado em 2005, From One Human being To Another mistura sonoridades acústicas e eletrónicas, percorrendo o trip-hop, o drum’n’bass e outros estilos. Um álbum que o próprio define como não ser “uma viagem de uma hora, mas sim onze viagens de cinco minutos", viagens que abordam a saudade, a
melancolia, o amor... Era um espelho da sua vivência e dos momentos que o marcaram até então, em especial o falecimento do seu irmão e do seu pai num lapso de cinco anos.

Este primeiro disco recebe os melhores elogios dos media nacionais e alguns media internacionais, é considerado pela critica como um dos melhores álbuns do ano em Portugal, uma revelação, Mourah transforma-se assim numa das promessas da música nacional. Por essa altura inicia colaborações com Pilar Homen de Melo, Coldfinger e Dj Ferro.

Em 2006 é lançado New Versions, um EP de remixes do primeiro álbum. Alguns dos músicos que participam nesse são Dj Ferro, J. P. Coimbra (Mesa), Alex FX, entre outros. Mourah inicia uma série de concertos em Portugal, Suiça e Polónia, neste país o tema J. Butterfly torna-se um grande sucesso devido à sua inclusão num spot publicitário.Para além de fazer a sua própria música, Mourah compõe peças musicais para os espetáculos da companhia de teatro helvética Andrayas entre 2008 e 2012.


Em finais de 2011 começa a trabalhar num novo álbum, o seu segundo de originais, de nome Kardia, a ser lançado no verão de 2013.

Sem comentários: