sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

OLIVA SESSIONS













Dia 19 de Dezembro, as OLIVA SESSIONS voltaram a celebrar a música e criatividade nas instalações da fábrica Oliva. A segunda sessão desta iniciativa promovida pela Oliva Creative Factory e organizada pelo Canal180 contou com a presença de dois projectos musicais nacionais: Emmy Curl e Sean Siley.

Emmy Curl é o alter-ego de Catarina Miranda, nascida em 1990 em Vila Real. Já em criança se dedicava às artes e a música, tendo começado a produzir as suas próprias músicas aos 11 anos. As suas músicas são fruto de si própria, já que as canta, compõe e co-produz. A sonoridade espelha-lhe a alma, com canções dream pop acompanhadas por uma voz suave e sonhadora.

Sean Riley é Afonso Rodrigues, front-man e songwriter de Sean Riley & The Slowriders. A música que faz persegue a tradição americana do folk, rock e blues, mas com uma postura única no panorama nacional. Desde 2006 que esta banda de quatro elementos nos brinda com canções intimistas e honestas, conquistando críticas positivas e colaborações com outros músicos de renome.

A segunda sessão, deste conjunto de concertos a realizar até Abril que vão originar conteúdos audiovisuais, teve como público cerca de 60 ex-funcionários da icónica fábrica. Fundada em 1925 por António José Pinto de Oliveira, até ao encerramento em 2010, passaram pela fábrica centenas de funcionários, que se tornaram parte da história do espaço e da marca Oliva. Por essa razão, esta segunda sessão de concertos exclusivos quis homenagear aqueles a quem a fábrica e a região tanto devem. Os ex-colaboradores foram convidados a presenciar a evolução da histórica Fábrica Oliva em OLIVA Creative Factory, um projecto empresarial que pretende continuar o legado estratégico da antiga fábrica.
 
O espaço escolhido para esta segunda sessão será futuramente a Black Box da Incubadora de Indústrias Criativas. De forma a optimizar o local e à semelhança da primeira sessão, os concertos foram complementados com cenografia que pretendia homenagear igualmente o passado. Durante o concerto de Sean Riley foram projectados registos fotográficos da antiga fábrica e dos seus colaboradores de então. Este foi um momento particularmente emocionante, já que alguns dos funcionários retratados nas fotografias estavam presentes na sessão.

Num registo diferente da sessão de Novembro, as palavras-chave deste segundo evento foram nostalgia, recordação e celebração do passado no futuro. Manteve-se o registo intimista e a ligação entre espaço, público e música; porém o ambiente foi mais contemplativo e evocativo da importância da audiência presente.
Os vídeos produzidos durante o evento estarão posteriormente disponíveis no canal de YouTube do Canal180 e no Vimeo. Os créditos fotográficos desta sessão pertencem a Miguel Oliveira.
Todas as informações relativas à segunda sessão podem ser encontradas no site oficial do projecto e nas plataformas do Canal180:

TV: Posição 180 da ZON HD, Vodafone TV, Optimus Clix

Sem comentários: