segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

The Quartet Of Woah! - “Ultrabomb” (Ragingplanet)















Olhando para a capa do disco percebemos logo ao que vimos. Percorremos o seu interior e  somos informados que este é um disco conceptual, inspirado na obra de 1974 de Mário Lodo e L. Seduzias, intitulada “La Ultrabomba” editada pela Fila Ediciones.
Portanto, são os anos 70 a grande fonte de inspiração dos The Quartet Of Woah! É nessa década que está embutido o rock criado pela banda. Não o escondem. Basta carregar no play da aparelhagem, para que aos primeiros segundos de música os nossos ouvidos detectem isso mesmo. Logo no primeiro tema e por via de uns teclados muito salientes, ficamos a saber que o psicadelismo é uma das fontes maiores de inspiração. A banda vai beber tragos de bom vinho a garrafas de insuspeitas colheitas. Pink Floyd, Queen, Deep Purple ou Black Sabbath, são estrelas que fazem parte da constelação  de artistas que os inspiram a criar um som muito próprio.
Sim, porque apesar de tudo a banda esforça-se por ser original. Criam aqui uma obra de inegável valor, trabalhada ao mais ínfimo pormenor.  Nada é deixado ao acaso. Estamos perante 13 temas de um rock intenso que apesar de trazerem algum passado na alma, estão com os olhos postos no futuro devido a uma sábia produção de Fernando Matias.
“Ultrabomb” é um disco de um grande presente, sobretudo porque nos mostra uma banda inteligente que não se deixa guiar por modas, mas por bom gosto, tornando-se assim singular. Não temos por aqui muita gente a fazer  este tipo de exercício de escrita.  E isso é uma mais valia!
Este é então um disco inteiro, sem pontos menores e que se escuta de um só fôlego. E as doses repetem-se sem nos fartarmos.
“Utrabomb” é uma obras cuidada, que rebenta nos nossos ouvidos, essencialmente dominada pelas teclas e guitarras, deixando deliciosos estragos. Rastos de devastação destes são sempre muito bem vindos.

Nuno Ávila

Sem comentários: