quinta-feira, 25 de julho de 2013

ROCK EM BARCELOS











Barcelos é uma cidade elétrica. Amplificada. Cheia de nervo. E é o berço de um dos símbolos da nação. Se pensaram em galos é porque não estão no mesmo cumprimento de onda que nós: falamos, claro, do festival Milhões de Festa! Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Julho o Red Bull City Gang junta-se à festa com uma série de concertos que invadem as ruas (tudo de acesso livre), as lojas tradicionais e até o icónico Xispes com rock & roll de mais cores e feitios do que os tais galos que Barcelos exporta para os quatro cantos do globo e que levam agarrados a eles uma certa imagem de Portugal. 
Em cada um dos dias há dois concertos programados. Duas rajadas de eletricidade por jovens valores locais que assim deixarão todos os que comparecerem em ponto de rebuçado para os concertos do Milhões de Festa. Estes concertos acontecem naqueles locais em que o pessoal gosta de parar e noutros em que só não pára quem não precisa de um parafuso ou de um ferrolho novo.

A invasão Red Bull City Gang começa no dia 26 com os Okkur que tocam no Círculo Católico de Operários de Barcelos. Estes rapazes oferecem o post-rock e a cena shoegaze como coordenadas para o seu som o que só quer dizer coisas boas. A tarde em Barcelos vai portanto começar no espaço. No mesmo dia, mas às 19h00, tocam também os Repressão Caótica que levam ao Campo de S. José o seu «crust punk» serrado e energético. 

O dia 27 é reservado para os Loops, que vão até à casa dos maiores panados do mundo, o incontornável Xispes, apresentar as suas composições «melódicas, imaginativas e envolventes» para mais um arranque de noite em crescendo. Por outro lado, os Villa Nazca prometem oferecer uma banda sonora a uma loja de Ferragens, algures entre a pop e a folk de rendilhados delicados lo-fi, bem a propósito já que estaremos todos no Minho, terra de filigranas e outras preciosidades.

Finalmente, porque até o Carnaval não dura mais do que três dias, no dia 28 a Rua da Palha é invadida pelos Solar Corona e não estranhem muito se começarem a ver cores, arco-íris e galos flutuantes porque os sons psicadélicos desta banda podem gerar estranhos efeitos. O último nome do cartaz do Red Bull City Gang pertence a The Classified: têm na bagagem o álbum Dead Man’s Hand e rezam no altar do rock a sério, sem truques e sem rede, o que calha bem já que tocam na esplanada do Largo do Apoio. Shoegaze e folk, punk e psicadélico e rock a sério são as coordenadas deste assalto. Barcelos é o sítio onde tudo acontece. E Red Bull City Gang o exército invasor. Não vale mesmo a pena fugir. 

DIA 26 de JULHO:
18H - OKKUR, Circulo Católico de Operários de Barcelos
19H – REPRESSÂO CAÓTICA, Campo de S. José

DIA 27 de JULHO:
18H - LOOPS, Xispes
19H – VILA NAZCA, Loja de Ferragens
DIA 28 de JULHO:
18H – SOLAR CORONA, Rua da Palha
19H – THE CLASSIFIED, Largo do Apoio  
A Oblá FM da Red Bull Music Academy Radio estará presente em todos os eventos, com o host Maze a realizar uma série de reports que a Vodafone FM transmitirá às 17H30, colocando-nos a todos dentro da festa.

Mais infos em: www.redbull.pt/citygang

Sem comentários: