segunda-feira, 29 de julho de 2013

UHF COM NOVIDADES

Os UHF regressam este ano ao palco principal da festa do Avante que decorre entre os dias 6 e 8 de Setembro, no Seixal. Será o sétimo concerto dos UHF neste festival de música, cultura, gastronomia e debates políticos.

Com um concerto em Interlachen (Suíça) na noite do dia 7/09, os UHF subirão ao palco do Avante no dia 8 às 16h00.

A multiplicação do “Vernáculo”




Desde que o novo CD dos UHF “A Minha Geração” foi colocado à venda no dia 24/06 que a canção n.º 7, “Vernáculo (para um homem comum)”, passada a vídeo nesse mesmo dia no blogue ‘O Outro Lugar’, vive o fenómeno bíblico da multiplicação, numa identificação inesperada com a temática do poema que António Manuel Ribeiro editou primeiramente em 2006 no livro de inéditos “O Momento a Seguir”. É este o momento, diremos, da canção declamada.  

Assim, depois do Fórum da revista Auto Hoje e do sítio da RDP Antena 1, a revista BLITZ deu-lhe esta semana destaque on line. O vídeo entrou em multiplicação e os comentários chovem nos blogues ‘Meia de Rock’, ‘Diário do Purgatório’, ‘Aventar’, ‘Natureza Naturada’ e ‘Hocoka’, além da plataforma Youtube onde o vídeo foi divulgado, onde já ultrapassou a cifra dos 17.000 visionamentos. No Facebook o fenómeno é idêntico.

Vernáculo é por definição a linguagem que o povo de uma nação utiliza, por oposição à escrita formal. Por exemplo, a obra clássica de Dante “A Divina Comédia” está escrito em vernáculo. Bocage, por cá e a seu modo, usou-o em profusão.

Sem comentários: