domingo, 15 de dezembro de 2013

a Jigsaw - Salão Brazil- 13 e 14 de Dezembro de 2013




















Dois dias de concerto para comemorar 14 anos de canções.
O desafio consistiu em tocar os temas todos do ultimo registo "Drunken Sailors & Happy Pirates", mais todos os b-sides, alguns deles ainda não editados.
Resultado final igual a 32 canções. Não houve repetições nos dois dias. Com tanta canção, com este calibre, nem tal faria sentido.
Portanto, duas noites distintas, que nos serviram com a ajuda de muitos convidados que subiram ao palco.
Na primeira noite fizeram companhia aos a Jigsaw, Angel Carmona (Aerostato), Augusto Cardoso (Tiguana Bibles/Bunnyranch), Kaló (Bunnyranch), Gonçalo Parreirão (Red Italian Hunter) Henrique Amoroso (Corsage), Tony Fortuna (d3ö), Perdro Calhau (Bunnyranch), Pedro Serra (Tiguana Bybles), Tracy Vandal (Tiguana Bibles), Vitor Tropedo (Tiguana Bibles/Parkinsons) e o Guilherme Barbosa.
A primeira noite teve uma postura mais rock, sem contudo os temas fugirem da sua postura folk, banhada a gotas de blues.
No sábado, voltam de novo a palco Tracy Vandal, Angel Carmona e Pedro Serra. 
O naipe de convidados  deste segundo dia foi composto por Mike (que chegou a tocar com a banda em um concerto), Susana Ribeiro (ex a Jigsaw), Birdes Are Indie, Miguel Guedes (Blind Zero), Flávio Torres e Lauren Rossi.
Sábado foi uma noite em que se sentiu muito mais a comunhão entre a banda e convidados.
Concerto mais sereno, mais intimista. Muito também por culpa dos instrumentos que foram utilizados, com destaque para a trompa que salpicou algumas canções.
Susana Ribeiro, que já não tocava com a banda à um ano, foi uma convida de luxo e essencial. Os a Jigsaw, são ainda uma extensão sua.  Esteve aqui, como se daqui nunca tivesse saído. Sem desprimor para a Maria, excelente música, que tomou o seu lugar, a Susana veio trazer de novo um colorido especial a esta noite. Foi comovente a forma como ela esteve em palco. Afinal foi ela que esteve na origem destas músicas.
A noite do segundo dia acabou de forma sublime com o tema que fecha o ultimo disco da banda. Momento que nunca mais se vai repetir, porque dificilmente, se arranjará tão ilustre  conjunto de vozes para dar corpo a "Drunken Sailors & Happy Pirates ".
Ainda parece que foi ontem, que tinham o primeiro tema registado numa cassete. Depois vieram os tempos de um pop/rock de contornos mais indie, até chegarem aqui. Um som folk, trabalhado e esculpido como se de um diamante se tratasse.
Criaram um canto só seu, que souberam partilhar com o mundo, sem esquecer as origens
E em dia de aniversário deram uma prenda a todos os admiradores, que nestas duas noites vestiram o Salão Brazil.
Duas noites memoráveis. Dois concertos inesquecíveis. Um disco.
Um disco que já quase começa a ser passado, Porque novos temas começam a fervilhar nas suas cabeças.
E para o ano cá estaremos novamente neste mesmo local, para os escutarmos em duas noites de festa.
Parabéns aos dois Joões. Vocês são a prova viva de que vale apena lutar pelos sonhos...
                                                                                














Texto & Fotos Nuno Ávila

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandes, enormes!