quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CRISTINA NÓBREGA COM NOVO DISCO




















 Natural de Lisboa, Cristina Nóbrega canta desde sempre, num percurso solitário que passa por vários géneros musicais. Mas só no início de 2008 o Fado, descoberta e paixão da juventude, ressurge, por ser neste género musical que encontra a forma mais profunda de expressão e a magia de cantar em português.
 
Com dois álbuns editados e galardoada pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Artista Revelação 2009”, a fadista prepara-se para lançar a 31 de Março o seu terceiro disco, “Um Fado para Fred Astaire”. Com poemas de Tiago Torres da Silva e produção e direcção artística de Pedro Jóia, este álbum inclui, entre outras surpresas, um dueto inédito com a cantora cubana Omara Portuondo.
 
“Las cenizas de mis canciones”, a homenagem a uma grande cantora
 
Quando o projecto musical Buena Vista Social Club surgiu em 1996 com um enorme sucesso mundial, uma voz sobressaía entre todas, a de Omara Portuondo, a voz feminina do projecto. De imediato, Cristina Nóbrega, longe de imaginar que um dia cantar também seria o seu destino, se encantou com essa voz imensa e expressiva. Ouvi-la era uma emoção e uma alegria.
 
Quando há 5 anos se conheceram, Omara confidenciou que ”já tinha cantado vários géneros musicais mas não tinha ainda cantado umFado, e que adorava Amália Rodrigues”. A fadista pensou que, com a admiração que tinha por esta excepcional cantora, talvez a vida um dia lhe proporcionasse realizar esse sonho. Quando de novo se encontraram num festival de Jazz em Oeiras em 2012, combinaram gravar um dueto. Surge assim o tema “Las cenizas de mis canciones”, com letra de Tiago Torres da Silva e música de Pedro Jóia, um Tributo a esta grande cantora cubana, tocado com a formação clássica do fado, guitarra portuguesa, guitarra clássica e contrabaixo.
 
“Há vários anos em concertos pelo mundo, quer em nome próprio, quer com os Buena Vista Social Club, Omara Portuondo anunciou, no início de 2014, que iria realizar a sua última tournée mundial. Com uma enorme devoção pelas grandes cantoras como Amália, Ella Fitzgerald, Sarah Vaugham, Edith Piaf, entre outras, Omara Portuondo, a cantora cubana de turbante, ficará seguramente na história da música contemporânea e é por isso um privilégio extraordinário a gravação deste dueto”, afirma a cantora.

Cristina Nóbrega actua a 28 de Fevereiro no Teatro Stabile de Potenza (Itália)
 
Enquanto prepara a edição do novo álbum, a fadista ruma a Itália onde actuará a 28 de Fevereiro no histórico Teatro Stabile de Potenza, próximo de Nápoles. Acompanhada por Carlos Gonçalves (guitarra portuguesa), Rogério Ferreira (viola de fado) e Frederico Gato (baixo acústico), Cristina Nóbrega irá já apresentar neste espectáculo alguns temas do novo álbum.

www.cristinanobrega.pt

Sem comentários: