segunda-feira, 26 de maio de 2014

RODRIGO AMADO EDITA TRÊS DISCOS














Nomeado pelo jornalista norte-americano Tom Hull como "rising star" em saxofone tenor, no âmbito da prestigiada DownBeat Critics Poll, Rodrigo Amado junta agora três novas edições à  sua já longa discografia.
 
Saxofonista e fotógrafo, Rodrigo Amado teve em 2013 um dos anos mais intensos da sua carreira - celebrou 3 décadas de actividade, realizou uma primeira tournée no Brasil, tocou e gravou com o trompetista Peter Evans, marcou presença no celebrado Ljubljana Jazz Festival, e assinou a sua primeira colaboração com os psych-rockers Black Bombaim. Apesar de tudo isso, 2014 ameaça seriamente ultrapassar todas estas marcas, em relevância, alcance e intensidade. Com data de lançamento simultâneo a nível nacional marcada para o dia 19 de Maio, Amado entra no primeiro semestre do ano com 3 novos discos. São eles:
 
Rodrigo Amado Wire Quartet
(Clean Feed CD)
Rodrigo Amado - saxofone tenor
Manuel Mota - guitarra
Hernâni Faustino - contrabaixo
Gabriel Ferrandini - bateria
 
Rodrigo Amado Motion Trio & Peter Evans
The Freedom Principle
(NoBusiness CD)
Rodrigo Amado - saxofone tenor
Peter Evans - trompete
Miguel Mira - violoncelo
Gabriel Ferrandini - bateria
 
Rodrigo Amado Motion Trio & Peter Evans
Live in Lisbon
(NoBusiness Limited Edition LP)
Rodrigo Amado - saxofone tenor
Peter Evans - trompete
Miguel Mira - violoncelo
Gabriel Ferrandini - bateria
 
Editado o ano passado, "The Flame Alphabet", terceiro registo do Motion Trio, com a participação do trombonista Jeb Bishop, figurou nas listas dos melhores do ano de gente tão ilustre como John Sharpe (All About Jazz), Chris Monsen (Perfect Sounds), Tom Hull (Village Voice, Rolling Stone... Stephan Moore (JazzWrap), Fabrício Vieira (Folha de São Paulo, Free Form, Free Jazz), Rui Eduardo Paes(Jazz.pt), João Moço (DN), Tiago Santos (Rádio Oxigénio) ou Pedro Tavares (Jazz Journalists Association), entre outros. Agora, com estes três novos registos, aos quais se somam a edição de "Far Out", segunda colaboração com Black Bombaim, e ainda o álbum de estreia do quarteto que reúne Amado, Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano, a editar em Setembro, o saxofonista confirma a sua crescente reputação como um dos mais vibrantes improvisadores europeus e lança as sementes para uma nova década de actividade intensa e exploratória.

www.rodrigoamado.com

Sem comentários: