segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Porta Voz - “Obrigação Alucinação” (Edição de Autor)





















Os Porta Voz não descobriram a pólvora. E não parece que estejam muito interessados em alcançar o pote de ouro no fim do arco íris. E não será com certeza por isso que os vamos deixar de escutar. O som que o trio nos oferece é bem feito e isso é o suficiente para que o tempo que despendemos a ouvir as suas canções não seja em vão.
Se começarem para aí a dizer que esta rapaziada faz lembrar uns Censurados e em alguns minutos uns Peste & Sida, não estão de todo errados. Explica-se isto facilmente: o homem forte dos Porta Voz chama-se Orlando Cohen, guitarrista que passou pelos dois projetos acima referidos.
Ao chegarem ao segundo disco existe aqui a vontade de em alguns instantes fazer diferente. Ou seja, deixar de lado temas mais punk rock, para mergulhar em canções mais rock. São bons exemplos disso os dois temas cantados por Orlando, com destaque para “Eu Vou Vencer”, onde aparece o som de uma harmónica. Um tema que a espaços nos faz lembrar uns Xutos & Pontapés. Outro momento de realce é a versão de Malhão Malhão, que encerra o disco. Um tradicional em jeito punk, com direito a guitarra portuguesa.
No entanto, continuam a ser os temas mais rápidos aqueles que nos cativam mais, e onde notamos a banda estar mais à vontade.
Sem grandes malabarismos os Porta Voz apresentam-nos um disco escorreito, feito com garra e a sabedoria de quem já anda na poda à muitos anos.
Isto basta para que nos dê gozo escutar “Obrigação Alucinação”. É bom encontrar projetos que não se lançam em aventuras maiores que a perna. Músicos que têm os dois pés bem acenes na terra, e que fazem acontecer as coisas assim porque é esse o seu sentir.
Se os apanharem ao virar da esquina, não deixem de os ir ver. Os Porta Voz são essencialmente uma banda de palco.

Nuno Ávila

1 comentário:

Johny disse...

Venham vê-los ao Cercal Rock no dia 22/11...