segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

TIAGO SOUSA COM NOVO DISCO











Coro das Vontades um disco com música de Tiago Sousa e textos de Joana Rosa, Inês Leitão e Paulo Carvalho

O Coro das Vontades é o novo disco de Tiago Sousa. A edição desta obra comissariada pelo Teatro Maria Matos, será assinalada com um concerto no teatro lisboeta no dia 8 de Abril, momento em que o CD será oferecido a todos os que assistam ao concerto de lançamento. Os bilhetes estão à venda nabilheteira on line.

Em antecipação, Tiago irá enviar O Coro das Vontades, em formato digital, a todos os subscritores da sua newsletter no final deste mês, Fevereiro.

Teatro Maria Matos 8 abril 22h
Do coro das vontades a um piano nas barricadas

Em julho de 2012, o Teatro Maria Matos apresentou Coro das Vontades, uma obra de Tiago Sousa criada no âmbito do Dia do Manifesto e baseada em diversos manifestos recolhidos junto do nosso público. Voltamos neste dia a essas palavras e músicas para refletir sobre a relação entre a arte e a política, demonstrando a contínua validade do resultado dessas intenções. A partitura, com novos arranjos, e um inédito, foi entretanto registada num disco que será neste dia oferecido a todos os que assistam ao concerto. Como complemento ao Coro das Vontades, Tiago Sousa irá oferecer -nos algumas preciosidades nunca tocadas ao vivo até hoje: a sua música para filmes — Bibliografia, de Miguel Manso e João Manso, e Canal, de Rita Nunes — e o seu magnífico dueto com Tó Trips em A Conquista do Pão, para a compilação dos 1 anos do Bodyspace. E porque é sobre um futuro melhor que sempre fala a música de Tiago Sousa, a noite encerrará com a estreia absoluta de novos temas que também integrarão Um Piano Nas Barricadas — álbum a editar no final deste ano. Um palco cheio de música, palavras e imagens, partilhadas por músicos e convidados especiais embrenhados em convidar -nos a participar na mudança.

O Coro das Vontades, originalmente comissariado pelo Teatro Maria Matos, e aí apresentado no Dia do Manifesto a 14 de Julho de 2012, parte da criação de dois finlandeses, Tellervo Kalleinen e Oliver Kochta-Kalleinen, que em 2005 organizaram o primeiro Complaint Choir na cidade de Birmigham. Os artistas decidiram disponibilizar o conceito na Internet em open source. Os coros de queixas começaram a emergir em todo o mundo: Helsínquia, Hamburgo, São Petersburgo, Melbourne, Jerusalém, Budapeste, Chicago, Florença, Vancouver, Singapura, Copenhaga, Filadélfia, Milão, Hong Kong, Tóquio, Roterdão. A convite do teatro lisboeta, Tiago Sousa propõe uma abordagem a este conceito.
Partindo de textos enviados pelo público do Teatro Maria Matos, Tiago Sousa e Joana Rosa criaram este espectáculo a partir de questões levantadas pelos manifestos e chegaram à ideia de separação. Da separação inerente à condição do cidadão, que entrega o seu poder à esfera política, à separação entre autor e público, nos seus papéis de emissor e receptor.

À ideia iluminista que vê o Autor como um agente de intelectualidade, ou de sensibilidade, vedada ao público comum, ignorante da arte enquanto prática, propõe-se a ideia de que tanto o autor quanto o espectador são emissores e receptores de ideias, potenciais criadores de um diálogo dinâmico de partilha.

Os autores propõem a oposição desse sujeito pensante que se reconhece como tal separado de sentido e de corpo, a um novo sujeito pensante que se expressa pela via da acção. Exercendo-a sobre si mesmo e sobre os outros.

Créditos:
conceptualização, piano e composição Tiago Sousa
conceptualização, edição e escrita de textos Joana Rosa
clarinete soprano Ricardo Ribeiro
violoncelo Ulrich Mitzlaff
soprano Beatriz Nunes
actriz Inês Nogueira
uma encomenda Maria Matos Teatro Municipal

Sem comentários: