quinta-feira, 26 de março de 2015

AI! AO VIVO















No sábado, dia 28 de março, Ai! sobe ao palco do Cineteatro São Luís em Pinhel, para apresentar o seu novo concerto 'Canções de trabalho':

O homem é terra — e à terra há de voltar. Entre uma coisa e outra fica a vida, vivida para a terra que tudo dá: o sustento e os cantos. Um e outros serão, talvez, a mesma coisa. Para aliviar a canseira da dureza da labuta, para distrair o corpo, o homem canta. Perdida a função original, não queremos perder as canções. Assim, cantos de trabalho sobem para o palco, têm público e transfiguram-se em espetáculo.

Ai! é um projeto de pesquisa e recriação da música portuguesa de tradição oral, trazendo ainda para o seu repertório alguns temas medievais. Apresentou o seu disco de estreia em novembro de 2013, considerado, pela Antena 1, como um dos cinco melhores discos editados nesse ano em Portugal.

Em 2014 realizou diversos concertos, dos quais se destacam as apresentações no Festival MED de Loulé e no Festival de Músicas do Mundo de Sines. Paralelamente, iniciaram um projeto de recolha do património imaterial do concelho de Pinhel, chamado ‘Ouvir Ontem’, com o apoio do Município de Pinhel, que continuam a desenvolver.

Ai! inicia agora uma nova fase. Aos fundadores, César Prata e Suzete Marques, junta-se o percussionista Tiago Pereira, inicialmente convidado para integrar os ‘recitAi!s’, uma série de concertos temáticos com músicos convidados. Juntos têm apresentado o concerto ‘Canções de trabalho’, cuja estreia teve lugar no Teatro Municipal da Guarda, no dia 24 de Janeiro de 2015.

Sem comentários: