sábado, 18 de abril de 2015

Ó BRIGADA










Data de Lançamento: 20 de Abril

Quarenta anos a divulgar a música portuguesa POR SENDAS MONTES E VALES só podia contribuir para que houvesse DANÇAS E FOLIAS por esse país fora!

Fosse através do som do TAMBORILEIRO ou dos instrumentos de corda tradicionais, QUEM SAI AOS SEUS só pode dignificar a tradição recolhida EITO FORA por caminhos desbravados em dias de sol, de chuva, temporal, penumbra ou CONTRALUZ!

Tanta canção e tanto espetáculo por lugares recônditos e terras distantes, cidades e vilas, partilhou alegrias e certamente uma ou outra merecida CEIA LOUCA!

A MARCHA DOS FOLIÕES, que dura há quarenta anos permitiu construir uma coleção que marcará a história da música de tradição portuguesa, um MONTE FORMOSO de belos discos, agora reunidos nesta caixa Ó BRIGADA!.

A caixa é composta pelos dez álbuns editados pela Brigada Victor Jara ao longo dos últimos 40 anos, desde a sua aparição em 1975.

Além dos discos, a caixa contém um livro, de capa dura, com depoimentos de várias personalidades (Manuel Freire, Carlos do Carmo, Janita Salomé, Vitorino, Sérgio Godinho, Júlio Pereira, Sebastião Antunes, entre outros), convidadas para partilhar os cruzamentos, emoções, alegrias e vivências com este grupo de jovens músicos que, logo após o 25 de Abril, se dedicou a divulgar, de forma inteligente e inovadora, a música portuguesa de cariz tradicional.

Dentro deste livro, de 96 páginas, incluímos um CD com 3 temas inéditos gravados já em 2015, exclusivos desta caixa. E acrescentámos mais 3 temas, dois publicados pela Tradisom em 1998 no CD “Novas vos Trago” e a Ronda das Mafarricas, incluído no álbum “Filhos da Madrugada”, de homenagem a Zeca Afonso.

A caixa estará disponível no mercado no dia 20 de Abril.

Esta edição - da TRADISOM PRODUÇÕES CULTURAIS - só é possível graças ao sucesso duma campanha de Crowdfundig, realizada na plataforma PPL, na qual o grupo atingiu um montante superior a 23.000 euros, ultrapassando, assim, o valor inicial pedido, de 7.500 euros, e reservando, para si, o título de recordista numa campanha de Crowfunding, em Portugal.

Discografia Brigada Victor Jara:

Ó BRIGADA, 2015
Ceia Louca, 2006
Por Sendas, Montes e Vales, 2000
Danças e Folias, 1995
Monte Formoso, 1989
Contraluz, 1984
Marcha dos Foliões, 1982
Quem Sai aos Seus, 1981
Tamborileiro, 1979
Eito Fora, 1977
Brigada Victor Jara Formação:

Arnaldo Carvalho - Percussão
Aurélio Malva - Viola, Bandolim, Gaita de Foles, voz solo
Catarina Moura - Voz Solo
José Tovim - Viola Baixo
Luis Garção Nunes - Viola, Viola Beiroa, e Cavaquinho
Manuel Rocha - Violino e bandolim
Miguel Moita - Piano e Sintetizador
Rui Curto - Acordeão e Concertina
Joaquim Teles (Quiné) - Bateria 

Sem comentários: