terça-feira, 26 de maio de 2015

GISELA JOÃO À CONQUISTA DA EUROPA








A Fadista Gisela João, um dos maiores fenómenos recentes da música popular portuguesa, começa a conquistar de forma cada vez mais sólida o seu espaço internacional. No número de Junho, já nas lojas, a prestigiada revista inglesa de world music Songlines atribui a classificação máxima de cinco estrelas ao disco homónimo de Gisela João, garantindo-lhe o estatuto Top of the World – que distingue os melhores lançamentos de toda a música mundial a cada mês. Em resultado dessa distinção, Gisela figura igualmente no CD distribuído gratuitamente com a revista, com o tema “Madrugada sem Sono”, ao lado de outras estrelas da world music como Bassekou Kouyaté, Lau e Alireza Ghorbani.

A convite da revista, Gisela João irá também apresentar-se na quinta edição do Songlines Encounters Festival, em Londres, na sala Kings Place, a 4 de Junho. Ainda no âmbito do festival, por ocasião da sua estreia em solo britânico, Gisela prolongará a estada no território com concertos em Manchester, Bury St Edmunds e Southampton, numa pequena digressão parte do Songlines Encounters Festival on Tour.

Mas Gisela não se ficará por aqui e logo em seguida partirá para Paris, com concerto agendado para o Théâtre de la Ville, a 11 Junho, na abertura da sexta edição do festival Chantiers d’Europe. França, na verdade, já se rendeu ao encanto de Gisela João com a actuação da fadista em Março no festival Babel Med Music, em Marselha, merecedora dos mais rasgados elogios e inclusivamente de comparações à intensidade de Amy Winehouse.

As boas notícias continuam e, ainda em França, caberá à fadista que carrega de forma mais sedutora a contemporaneidade abrilhantar em Arles, a 16 de Julho, a primeira parte do concerto da Orquestra Buena Vista Social Club.

Acabou-se o segredo: a Europa está a enamorar-se por Gisela João e a partir daqui só se antevê uma extraordinária história de amor.

Sem comentários: