quinta-feira, 2 de julho de 2015

NOVIDADES DE BATIDA














2015 tem sido um ano de grandes e boas estreias para Pedro Coquenão e Batida, a sua ideia “de génio” - assim apelidada por Mário Lopes na saída do disco de estreia - tem sido partilhada com públicos e culturas distintas, provocando sempre momentos de descoberta e felicidade colectiva a quem tem feito parte desta “roda de aldeia”,como o próprio gosta de lhe chamar.

As músicas do disco “Dois”, e não só, foram este ano apresentadas pela primeira vez em Moçambique, na Eslóvénia, na Croácia e no passado fim de semana, num dos maiores festivais do mundo, o Festival Glastonbury. Para além disso Batida estreia-se já amanhã, 2 de Julho, noutro dos grandes festivais Europeus, o Festival Roskildena Dinamarca. Batida foi uma das primeiras escolhas do programador do festival, tendo sido anunciado no final do ano passado entre as 20 primeiras confirmações para esta edição. Pedro Coquenão tem tocado repetidas vezes em França, onde ainda irá voltar para uma tour este ano, já passou pela Bélgica e irá estrear-se ao vivo noFestival Nós Alive no próximo dia 10 deste mês. 

Mas nem só de estreias se faz este ano de Batida que voltou a receber um bilhete para uma segunda viagem no “comboio Africano” do maquinista Damon Albarn, o Africa Express, que este ano encerra o palco principal do Festival Roskilde, com 5h de concerto non stop, com uma sério de artistas repetidos de outras edições e algumas surpresas. A primeira participação de Pedro Coquenão no Africa Expressfoi em 2013, no Festival La Fiesta des Suds em Marselha, tendo colaborado com músicos dos Gorillaz, Maximo Park, Magic Numbers e o próprio Damon Albarn que entrou em palco para tocar no “Alegria”.

Entre as datas do Roskilde e Africa Express no Roskilde há ainda a passagem pela primeira vez por outro festival de musica electrónica de referência, o Pitch na Holanda, e a sequeência de 4 shows que se seguem, terminará num dos maiores festivais de verão franceses, o Eurockéennes, em Belfort.

No show, Pedro Coquenão apresenta canções do homónimo disco de estreia e do novo “Dois”, contextualizadas através de vídeo, poesia e da dança, num espectáculo em constante mutação e que dirige para que cada elemento se adeque a cada momento. Nesta volta faz-se acompanhar de Catarina Limão (Vozes), Marcos Alves (Bateria), Alexandre Francisco Diaphra (Mc) e dos dançarinos Bernardino Tavares e Gonçalo Cabral bem como Bruno Lobato no som.

Voltamos a lembrar que se ainda não tiveram a oportunidade de ver Batida ao vivo, poderão fazê-lo no dia 10 de Julho no Festival Nos Alive, no passeio Marítimo de Algés.

"Dois" tour Julho: 

2 - Festival Roskilde, Dinamarca
3 - Festival Pitch, Holanda
4 - Africa Express - Encerramento do Festival Roskilde - Dinamarca
5 - Festival Eurockéennes, França 
10 - Nos Alive, Portugal
15 - Les Sud a Arles, França
18 - Festival Horizonte, Alemanha
19 - Festival Paleo, Suíça 
22 - Festival Dour, Bélgica
25 - Festival Clandestino, Suécia 

Sem comentários: