sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CORAÇÃO NOIRE EDITAM SINGLE




















No ano de 2014 nasce em Lisboa o projecto Coração Noir, com a reunião de Pandora (voz), Bruno Vicente (guitarras), Jaime Oliveira (piano e teclados), Vasco Corisco (baixo) e Pedro Marques (bateria).

O primeiro single chama-se “Coração Noir”, é editado a 2 de Outubro em todas as lojas digitais e é um dos temas que faz parte da banda sonora da novela “Coração d´Ouro” (SIC). Presentemente os Coração Noir encontram-se em fase de gravações para o primeiro registo de longa duração, exclusivamente composto de temas originais, que irá ser lançado em 2016.

O colectivo Coração Noir está enraizado numa sofisticada pop clássica, com alguma inspiração na década de 80, incorporando também na sua sonoridade a estética acústica de outros estilos, entrelaçando harmonias com melodias que extravasam rótulos singulares. Em Coração Noir dominam ritmos suaves e calmos, com andamentos lentos pontuados por explosões de energia e vivacidade, que convivem com temas declaradamente fortes e cadenciados de ponta a ponta.

Inspirando-se fortemente no estilo cinematográfico que emprestou o nome à banda – o film noir, Coração Noir assume um ambiente nocturno tanto a nível sonoro como visual. Os temas dominantes ambulam, deste modo, em torno de dramas nostálgicos ou romances permeados por fatalismo e injustiça, em ambientes urbanos, muitas vezes em narração confessional na primeira pessoa.

Resta mencionar uma marca característica de Coração Noir patente na poética eleita para dar voz às melodias – as composições de escrita original, sempre e assumidamente em português, cuja intensidade poética se adequa ao ambiente sonoro. A língua portuguesa está assim presente num espírito de portugalidade cosmopolita e urbana, indissociável da forma de estar e de sentir dos elementos de Coração Noir.

Sem comentários: