sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DELFINS COM REEDIÇÃO ESPECIAL













"Ser Maior -  Uma História Natural"
Inclui DVD de concerto histórico em Alvalade em 93 e alguns temas lendários

"Era uma vez um disco que era um sonho e aconteceu..."

Em Janeiro de 1993, abrimos os estúdios ‘1 Só Céu’ em Cascais e satisfazíamos uma das maiores ambições de qualquer banda: a de poder gravar, quase sem restrições, em estúdio próprio. Desde o ano anterior que preparávamos uma obra de fôlego - depois de uma "paragem de actividade" onde demos à luz e ao som o colectivo Resistência - e a abertura do estúdio criou-nos a oportunidade.

Éramos apaixonados pela música - e pela ideia de a fazer - desde os anos 70 e devotos de obras conceptuais como o "The Lamb Lies Down on Broadway" dos Genesis (à qual eu assistira ao vivo - com oito anos de idade - no Pavilhão do Dramático de Cascais, em 1975) ou "Tommy", dos The Who, que passou no grande ecrã como obra de culto adolescente.

Sabíamos que em plena época de rave culture e grunge poderia ser quase ofensivo desenterrar uma abordagem mais progressiva e sinfónica, amaldiçoada na música popular desde o advento do movimento punk. E foi por isso que o fizemos.

Hoje "Ser Maior" - esgotado nas lojas desde meados dos anos 90 e inacessível nas plataformas digitais - é para muitos o álbum por excelência dos Delfins, antes da massificação pop com que a banda bateu todos os recordes que havia para bater em Portugal.

Se "Ao Passar um Navio", "A Queda de um Anjo" e "Ser Maior" são o "triunvirato" visível do triplo vinil e duplo CD lançado em 1993 e ante estreado no "Portugal ao Vivo", perante um Estádio de Alvalade repleto, muitas das outras canções são tão ou mais efectivas no relato da viagem e metamorfose do delfim. São essas canções que esta reedição pede para serem (re)descobertas. 

Partindo outra vez, e sentindo tudo. - Miguel Angelo, Vila Nova de Cerveira, Agosto de 2015.

Delfins - Ser Maior - Uma Historia Natural

CD 1

Abertura 
Travessia 
Ser Maior 
A Estrela Da Vida 
Sal 
Novos Rumos 
Casa Em Sintra 
Ao Passar Um Navio 
Oração 
A Queda De Um Anjo 
Manhã Perdida 
Viagens Da Mente 

CD 2

+ Amor 
Revelações 
Flirtin' 
Soluçando 
O Último Capítulo 
Chrysallis 
Não Eras Só Uma 
Esperança 
1ª Canção D'Amor 
Os Melhores Anos Das Nossas Vidas 
Alto Na Serra 
Pairando Nas Nuvens 
Abertura ((A Metamorfose)) 

DVD

Intro 
Abertura 
Marcha dos desalinhados 
Um só céu 
Ao passar um navio 
O último capítulo 
Mais amor 
 Sal 
Bandeira 
Primeira Canção de Amor 
Nasce selvagem


Sem comentários: