quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NORMADIZER A PREPARAR EP














Normadizer é o novo projecto solo do compositor português multi-instrumentista e produtor André G. Mendes, mais conhecido pelo seu trabalho em Andycode e algumas bandas sonoras originais para filmes e campanhas publicitárias.

Autodidacta, começou o seu percurso no início dos anos 90, inspirado pelo boom musical de Seattle e por bandas Brit-Pop e Rock Alternativo na altura. Entre alguns albums que influenciaram o músico, destacam-se Mellon Collie and the Infinite Sadness (Smashing Pumpkins), Nevermind (Nirvana), Dirt (Alice in Chains), OK Computer (Radiohead), Mezzanine (Massive Attack), Dummy (Portishead), What's the Story Morning Glory (Oasis), Grace (Jeff Buckley).

Forma a sua primeira banda de rock alternativo em 1996, data em que surgem os primeiros temas com música e letra original. Vocalista e guitarrista na altura, a curiosidade por explorar outros instrumentos começa a fazer-se sentir desde logo.

Em finais dos anos 90 começa a nascer o interesse pela musica electrónica nos seus mais diversos estilos e fusões entre os quais downtempo, trip-hop, nujazz, breakbeat e industrial. Entre inúmeras referências destacam-se Thievery Corporation, Kruder and Dorfmeister, Kid Loco, St. Germain, Jazzanova, Télépopmusik, Röyksopp, Air, Amon Tobin, Unkle, Dj Shadow, Aphex Twin, NIN.

Em meados de 2005, submerso num universo já bastante eclético, forma o primeiro projecto colectivo de electrónica e rock alternativo, que acabará por traçar um novo horizonte no percurso do músico.

Muda-se para Lisboa em 2007 e começa a focar mais a sua atenção na música de dança, em particular o techno minimal, ambiente, electro, glitch. Extrawelt, Simian Mobile Disco, Soulwax, Boys Noize, Teenage Bad Girl, Digitalism,... Posteriormente por consequência de proximidade sonora, Modeselektor, Apparat, Four Tet, The Eraser, Squarepusher, Monolake, são exemplos de algumas influências que começam também a delinear o caminho do músico produtor.

Em 2010 começa a idealizar um projecto electrónico em formato banda, que sem desvirtuar as raízes no rock alternativo, faça uma ligação entre todos estes estilos e que ao mesmo tempo traga algo novo, denso, etéreo, sónico e impactante. É então que absorvido pela sonoridade de bandas como Explosions in the Sky, This will destroy you, Sigur Rós, Mogwai, encontra no post-rock a linguagem e o fio condutor que procurava.

Em 2011 dá início a Andycode e é a partir desta altura que se começa a sentir já uma identidade musical própria resultante de uma simbiose de estilos musicais diferentes mas que encontram nas produções de André um lugar comum onde se fundem e complementam. Desde então a estética musical dos seus temas continua em constante processo de exploração e transformação. O universo eclético em todas as suas composições e produções é hoje uma assinatura muito pessoal e o álbum "Karman Line" de Andycode, lançado em 2014, uma prova recente disso mesmo.

NORMADIZER

Normadizer é agora André em versão solo. Uma mistura de electrónica, IDM, glitch, techno, ambiente, experimental, onde texturas densas, atmosferas envolventes e sonoridades etéreas se fundem com batidas fortes e pulsantes. Uma simbiose contrastante onde o 'erro' tem o seu próprio espaço e "personalidade". A electrónica assume-se aqui com um papel mais preponderante e autónomo.

O nome Normadizer nasce da ideia de aleatoriedade e experimentação, constante em qualquer processo criativo de composição. Surge da própria reorganização das letras que formam a palavra "Randomize(r)" - tornar imprevisível, não sistemático, aleatório.

"Think About " é o primeiro single do EP de estreia a ser lançado em 2016. O nome do EP ainda não está decidido.

Sem comentários: