sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SONOSCOPIA APRESENTA











MICROVOLUMES 3.44
BANDE À PART (PT) + MONKEY PLOT (NO)

03 OUT / CONCERTO
Porto / Sonoscopia, 19:00 / 6.00 Sonos - Oferta de Jantar

Os Bande à Part são um trio Lisboeta formado em 2013, e a sua música explora um conjunto de técnicas expandidas baseadas no timbre e textura, resultando em composições espontâneas dinâmicas e livres. Carlos Godinho - Percussão, Objectos; Joana Guerra - Violoncelo; Ricardo Ribeiro - Clarinetes.

Os noruegueses Monkey Plot, formados em 2009, realizaram várias digressões pela Europa e Ásia, tendo atingido uma expressão única e a forte interação que caracterizam a banda. Através de improvisações abertas, os músicos adoptam métodos simples dos quais obtêm resultados complexos, variados e orgânicos. Christian Winther - Guitarra; Magnus Skavhaug Nergaard - Baixo; Jan Martin Gismervik - Bateria.

www.monkeyplot.com

MULTIVERSAL
GUSTAVO COSTA (PT) + HENRIQUE FERNANDES (PT)

08 - 09 OUT / CONCERTO
Itália - Cagliari / Multiversal

Multiversal é uma rede de músicos, artistas, performers e espaços globais. Começou em 2011 como acções de guerrilha nos bairros de Fredriechshain e Kreuzberg em Berlim, e que ao longo do tempo evoluíram para uma série de eventos irregulares em diferentes realidades. Depois de Berlim, Copenhaga, Malmo, Estocolmo, Oslo e Nápoles, os encontros ocorrerão desta vez em Cagliari, na Sardenha, juntando cerca de 50 músicos de 11 nacionalidades distintas. Portugal será representado por Henrique Fernandes e Gustavo Costa.

FESTIVAL BIG BANG

23 - 24 OUT / INSTALAÇÕES SONORAS E OFICINA / DAS GAVETAS NASCEM SONS + INSONO
Lisboa / Centro Cultural de Belém

Das Gavetas Nascem Sons
Um pequeno armário encontrou um outro armário, e PLOP! Juntaram-se. Logo depois encontraram outros dois... E o que acham que aconteceu? PLOP! Pois! E assim continuaram. PLOP, PLOP, PLOP... Como qualquer armário, também estes gostavam de guardar COISAS, mas neste caso coisas muito especiais: “SONS” No final, todos estes armários juntos deram origem ao “CONTADOR DE SONS”, LUGAR‐OBJETO onde se escutam e criam histórias de uma forma muito especial. Vem ouvir!... E sentir!... PLOP... Das gavetas nascem sons, é um objeto/instrumento musical coletivo que surgiu a convite da “Casa das Brincadeiras”, um dos projetos que integraram o festival Manobras no Porto, que decorreu entre os anos 2012 e 2013.

Concepção - Henrique Fernandes, Casa das Brincadeiras, Apoio à montagem e construção - Sandra Neves e Emanuel Santos, Monitor - Patrícia Caveiro, Produção executiva Patrícia Caveiro, Produção - Sonoscopia. / Fotografia: Vitor Hugo Rocha

INsono
Questiono-me, desde que me recordo, sobre como seria estar dentro de um instrumento musical! O interior e o íntimo dos instrumentos são lugares misteriosos, lugares que nos são inacessíveis. Lembro-me de, ainda criança, espreitar para dentro de um violoncelo, ou de um piano, procurando perceber os seus mistérios; queria ir para além daquilo que os meus olhos viam e os meus ouvidos ouviam! Então, fechava os olhos e seguia viagem neste mundo misterioso! Imaginava o cheiro, as suas texturas, os sons que ouvia... Desta memória surge o INsono, uma instalação sonora interativa e um percurso sensorial. É um espaço habitado por um conjunto de objetos / esculturas sonoras acústicas e eletrónicas, que convida os participantes à vivência de experiências no interior e no exterior de cada objeto / escultura.

Direcção e Concepção - Henrique Fernandes, Escultura - Henrique Fernandes, Gustavo Costa e Miguel Ferraz, Eletrónica - José Alberto Gomes e Tiago Ângelo, Acompanhamento à criação e mediação pedagógica - Ana Luísa Veloso, Workshop Leaders - Rodrigo Malvar, Tiago Ângelo, Gustavo Costa e Henrique Fernandes, Comunicação e Imagem - Micaela Amaral, Produção Executiva - Patrícia Caveiro, Produção - Sonoscopia.

www.sonoscopia.ptPIANOSONOSCÓPIO

28 - 31 OUT / RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Aveiro / Fábrica da Ciência
Apresentação pública a 30 de Outubro, 19h00.
 
O pianoscópio é um instrumento de formação para educadores, artistas, músicos ou professores de música que transforma o piano num instrumento colectivo. Desenvolvido pela Companhia de Música Teatral como instalação interactiva / instrumento / espaço cénico, procura contribuir para a construção de uma visão mais profunda sobre a música, proporcionando uma oportunidade de descoberta e expressão. O Pianosonoscópio será uma ramificação do projecto original onde serão exploradas as potencialidades musicais da instalação / instrumento em contextos de livre improvisação e composição estruturada. Durante quatro dias serão testadas e registadas várias soluções que terão uma primeira repercussão numa pequena apresentação pública. No entanto, dado que todo o processo de trabalho ficará registado, espera-se que o trabalho desenvolvido durante a residência se possa reflectir em vários trabalhos futuros, incluindo a própria evolução do pianoscópio. O Pianosonoscópio pretende também dar continuidade a um trabalho de parceria entre a Sonoscopia e a Companhia de Música Teatral, solidificando processos criativos que são comuns às duas estruturas.

Músicos - Henrique Fernandes, Filipe Lopes, João Martins e Paulo Rodrigues. Produção - Sonoscopia. Apoio - Companhia de Música Teatral.

Sem comentários: