quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

FADO VIOLADO NO THEATRO CIRCO















A fadista Ana Pinhal e o guitarrista Francisco Almeida ousaram cruzar estilos musicais distantes e fizeram nascer Fado Violado.
 
Em jeito de encontro improvável, os Fado Violado vêm ao Theatro Circo a 12 de fevereiro (21h30) para dar o conhecer o primeiro resultado da aventura que tem sido transformar e recriar o Fado, emprestando-lhe a densidade e cores vibrantes do Flamenco.
 
Depois do lançamento do single “A Rosinha dos Limões” que empresta nova roupagem ao clássico de Max, a banda apresenta-se agora em concerto com aquela que consideram a primeira síntese do seu trabalho, o álbum “A Jangada de Pedra”.
 
O projeto nasceu em Sevilha no ano de 2008 quando Ana Pinhal e Francisco Almeida, na altura a residir na cidade para aprenderem Flamenco, foram convidados por um par de bailarinos de Tango argentino a desenvolver um pequeno espetáculo onde o Fado seria bailado ao ritmo dessa arte argentina. Com um reportório fadista ainda restrito, Ana e Francisco abraçaram a tarefa de o ampliar, o que aconteceu muito naturalmente numa linguagem já influenciada por formas e conteúdos flamencos. O resultado foi a reinterpretação de alguns dos fados mais conhecidos com o ritmo, energia e cor flamenca e o destino dos Fado Violado estava traçado.
Desde então, os Fado Violado têm partido da tradição e viajam pela Península Ibérica recriando o Fado e acrescentando-lhe a densidade do Flamenco mas sem nunca se afastar da branca, mágica, viajante mas melancólica Lisboa.
 
Ambos portuenses, Ana Pinhal e Francisco Almeida têm ainda em comum o facto de desde cedo partilharem o gosto pelas artes, designadamente pela música que acabou por ser o elo de ligação entre os dois, tendo a sua primeira colaboração profissional acontecido nos já extintos BoiteZuleika.
 
Ingressos, a 12 euros (Cartão Quadrilátero: 6 euros) disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes

Sem comentários: