quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

FILHO DA MÃE COM NOVO REGISTO





















“Mergulho” sucede ao aclamado “Cabeça” e é o terceiro disco de longa-duração do guitarrista Filho da Mãe. A faixa de avanço “Um dedo a menos” encontra-se disponível para stream.

Filho da Mãe dá continuidade a “Cabeça” quebrando-a: é de fronte que Rui Carvalho, guitarrista exímio, se atira para “Mergulho”, o seu mais recente registo de longa-duração, com edição prevista para o dia 7 de Março e que rompe com a urgência intempestiva dos seus primeiros esforços discográficos. Ouça-se, para começar, a faixa de avanço “Um dedo menos”.

“Mergulho”, gravado no Mosteiro de Rendufe, em Amares, fragmenta Filho da Mãe num registo unificador com o espaço, o tempo e as pessoas que o rodearam durante a gravação, trazendo um conjunto de músicas ora bucólicas, ora em turbilhão, uma representação perfeita da capacidade dos dedilhados rendilharem moléculas e alterar a sua relação, transformando pedra em água e água em ar.

O novo álbum de Rui Carvalho foi produzido por João Brandão e é fruto de uma residência artística proporcionada pela associação Encontrarte-Amares. Filho da Mãe apresentará o novo repertório em concerto no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 18 de Março e no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, a 21 de Abril, actuações em que contará com os convidados especiais Cláudia Guerreiro (Linda Martini, Asneira), João Nogueira (Cruzes Credo, Riding Pânico) e João Brandão (produtor do disco). A 22 de Abril actuará no Mosteiro de Rendufe, que de forma indelével se tornou parte da história de “Mergulho”, para encerrar esta relação com Amares. Eis as datas completas dos próximos concertos de Filho da Mãe, já com o novo disco como objecto:

11 de Março @ Claustros da Igreja de São Domingos, Viana do Castelo
18 de Março @ Teatro Maria Matos, Lisboa (c/ Cláudia Guerreiro, João Nogueira e João Brandão)
19 de Março @ TREMOR, Ponta Delgada, Açores
21 de Abril @ Helena Sá e Costa, Porto (c/ Cláudia Guerreiro, João Nogueira e João Brandão)
22 de Abril @ Mosteiro de Rendufe, Amares

De sublinhar, ainda, que a residência de Filho da Mãe cruzou-se com a do realizador de "Alto do Minho", Miguel Filgueiras, que documentou a gravação e gestação de "Mergulho". Dessa causalidade sairá, em breve, um retrato visual do disco.

Pre-order de "Mergulho": https://loversandlollypops.bandcamp.com/album/mergulho-2

Sem comentários: