terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

NOVO DISCO DE COSTÓDIO CASTELO












Gravado com uma guitarra portuguesa única no mundo, o guitarrista Custódio Castelo lança o seu novo álbum, Maturus.

 A guitarra recebeu o nome de Siamesa, foi construída por Óscar Cardoso e une as guitarras de Lisboa e Coimbra numa mesma caixa de ressonância.

Sendo o terceiro álbum de originais, esta nova edição assume-se plena de maturidade onde a dignidade do guitarrista, compositor e produtor ao longo de 25 anos de carreira se fazem notar.

 Depois de Tempus e In Ventus, Custódio Castelo completa a trilogia com este magnífico Maturus.

O seu quarteto constituído por Carlos Menezes no contrabaixo, Carlos Leitão na guitarra clássica e Rui Gonçalves na bateria e percussões,

 Inspirados na planície do local do Estúdio onde este disco foi gravado, reuniram convidados especiais: Jorge Fernando, José Filomeno Raimundo, Antonio Santos, Pedro Ladeira, Miguel Carvalhinho, Domingos Galésio e Rão Kyao, criam texturas cromáticas que vão desde o erudito ao popular, onde uma inédita homenagem ao Cante Alentejano, agora considerado Património Imaterial da Humanidade se destaca.

 No suave ondular das cearas, escutando o sussurro do vento esta produção musical atingiu elevados níveis de inspiração permitindo que o talento dos intervenientes, num acto de perfeita fusão, resultasse de modo único como é fácil de concluir quando se escuta este disco.

Abrangente, aberto, de espírito livre e com a segurança de um longo percurso já percorrido, Custódio Castelo liberta-se totalmente e alarga o espectro musical até ao horizonte, temperado por passagens e transições harmoniosas pelo jazz, pelo fado e pela fusão de estilos e géneros musicais .

Sem comentários: