segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SONOSCOPIA APRESENTA




 
Antez (fr) & Gustavo Costa (pt) & Henrique Fernandes (pt) & João Pais Filipe (pt) & Steve Hubback (uk)

01 - 05 FEVEREIRO
Residência Artística
Porto / Sonoscopia

05 FEVEREIRO
Concerto
Porto / Sonoscopia / 21:30
Entrada Livre

06 FEVEREIRO
Concerto
Festival Dias de Música Electroacústica
Seia / Conservatório de Música / 21:30
Entrada Livre

Tendo como denominador comum a construção de novos instrumentos, a junção destes cinco músicos é tudo menos ocasional. A exploração de ressonâncias, da infinita variação tímbrica de placas vibratórias como gongs, pratos e outras superfícies com formatos menos convencionais, ou a apropriação de objectos do quotidiano são alguns dos elementos comuns a todos os membros desta formação. O quinteto estará em residência, apresentando o trabalho desenvolvido na Sonoscopia e no Festival Dias de Música Electroacústica, em Seia.


Matriz

25 - 28 FEVEREIRO
Residência Artística
Porto / Sonoscopia

28 FEVEREIRO
Concerto
Porto / Sonoscopia / 17:30
Entrada Livre


Henrique Fernandes, Gustavo Costa, Ricardo Jacinto, Nuno Torres, Tiago Fróis, Rodolfo Pimenta e João Bastos.

MATRIZ é uma proposta de criação e programação artística num contexto de rádio digital, que pretende lançar novos desafios e paradigmas na prática deste meio. Tem como propósito desenvolver um software colaborativo que permita gerir múltiplas ligações de áudio e as suas relações através da internet, possibilitando a criação de diferentes geografias e novos espaços de relacionamento entre artistas e auditório. É um ponto de partida para pesquisar potencialidades da expressão criativa em rede e para conceber estratégias de descentralização e de colaboração interdisciplinar. A música, é neste contexto, a prática artística escolhida para a experimentação e a aplicação do software MATRIZ, procurando a articulação entre músicos em rede e a criação de diversas combinações e interacções entre os vários lugares de apresentação e o espaço de escuta na internet. Todos os acontecimentos serão emitidos em live stream pela Stress.fm.

www.sonoscopia.pt

corAR
Espectáculo-percurso sensorial e instalação interactiva

15 - 21 FEVEREIRO
Residência Artística
Braga / GNRtion
corAR é um espectáculo-percurso sensorial e instalacção interactiva que desenha uma paleta de contextos de participação para as primeiras infâncias (0-2 anos e 3-5 anos) e também para as infâncias seguintes (famílias). Durante o mês de Maio habitaremos a Fábrica das Artes/CCB, lançando várias propostas de experiência participatória, artística e sensorial, através da exploração de uma composição de "cor-árias", em diversos espaços ocupados e recheados de diferentes propostas, acordadas em momentos distintos por várias parcerias de criadores da música, teatro e dança. Em corAR, cada pássaro terá a cor do seu grito.

Estreia a 4 de Maio no CCB / Fábrica das Artes

Direcção de projecto: Alberta Lemos, Henrique Fernandes e Inês de Carvalho
Co-criação: Alberta Lemos, Henrique Fernandes, Inês de Carvalho, Joana Pupo e João Bento
Acompanhamento à criação e concepção: Madalena Wallenstein
Concepção cenográfica e fotografia: Inês de Carvalho
Paisagem sonora: Henrique Fernandes e João Bento
Intérpretes: Alberta Lemos, Henrique Fernandes, Joana Pupo e João Bento
Produção executiva: Patrícia Caveiro
Produção: Sonoscopia
Co-produção: GNRation
Uma encomenda CCB / Fábrica das Artes

www.ccb.pt
www.gnration.pt
www.sonoscopia.pt

Bandcamp
 
O catálogo das edições da Sonoscopia está agora inteiramente disponível no Bandcamp. Para além dos formatos digitais, que podem ser descarregados gratuitamente, há ainda várias edições físicas com tiragens limitadas que podem ser encomendadas através desta plataforma. As edições continuam a ter uma especial relevância no processo criativo, encerrando, de alguma forma, uma linha de pensamento directamente relacionada com um espaço e tempo. Este processo de documentação viabiliza assim a análise e reflexão sobre materiais sonoros que, de outra forma, se limitariam à memória de um número reduzido de pessoas. Numa época onde, felizmente, abunda a informação, é particularmente importante para a Sonoscopia materializar a sua linha de pensamento musical, para que outros possam ouvir, discutir e participar no trabalho que temos vindo a desenvolver.

www.sonoscopia.bandcamp.com

Né Barros - Lastro

06 FEVEREIRO
Famalicão / Casa das Artes / 21:30

19 - 20 FEVEREIRO
Lisboa / Culturgest / 21:30

Lastro é o último trabalho da coreógrafa Né Barros. Música de Gustavo Costa.

www.casadasartes.org
www.culturgest.pt 

Sem comentários: